Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Maricá: Nova rede de fibra óptica do Programa Cidades Digitais é vistoriada
Maricá: Nova rede de fibra óptica do Programa Cidades Digitais é vistoriada

11/10/2017 11:12h

Maricá: Nova rede de fibra óptica do Programa Cidades Digitais é vistoriada

Após relatório, Prefeitura passa a ser responsável pela oferta do link de internet, além da gestão, manutenção e ampliação da infraestrutura

Rede que atende prédios públicos passou no teste do
Ministério de Ciência e Tecnologia - Foto: Marcos
Fabrício

As novas redes de fibra óptica já instaladas em Maricá (RJ) para conexão à internet através do Programa Cidades Digitais chegaram a pontos de domínio público e institucionais. Essa semana, técnicos vistoriaram alguns pontos e verificaram que a rede atende às necessidades quantitativas e qualitativas exigidas pelo programa. A conexão por fibra óptica insere Maricá no mapa das Tecnologias de Informação e Comunicação.

De acordo com Joaquim Carlos Fanton, especialista em Infraestrutura de Redes e Consultor Técnico da Organização Social Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a verificação tem como objetivo ativar a infraestrutura e, posteriormente, liberar o uso para os públicos e privados.

A partir da emissão desse relatório a Prefeitura de Maricá passa a ser responsável pela oferta do link de internet, além da gestão, manutenção e ampliação de toda a rede no município. “O que eu recomendo a partir de agora é a criação de uma associação com o objetivo de se organizar e realizar a manutenção da rede. A Prefeitura deve criar mecanismos para aproveitar a experiência de cidades que já fazem parte do projeto”, sugeriu Joaquim Fanton. “Minha inspeção tem como o único objetivo identificar se a equipe responsável pela construção da rede realizou o trabalho de forma adequada, no que se refere a instalação, emendas bem finalizadas, entre outros critérios técnicos. E, o meu parecer é positivo”, frisou o especialista.

No Brasil já são mais de 260 municípios contemplados com o programa. Em Maricá, ao todo são 14 quilômetros de fibra óptica que irão abranger 18 pontos de acesso, contemplando órgãos públicos, bem como, escolas municipais, praças, Casa Digital, Cinema Henfil, CEU, Centro de Infraestrutura do Caxito, Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), entre outros. Desse total, a cidade ainda dispõe de três pontos livres de Wi-Fi localizados nas praças Orlando de Barros Pimentel, Conselheiro Macedo Soares e na Rodoviária do Centro.

Para o gerente de Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Rodrigo Silveira, o “Programa Cidades Digitais” vai modernizar a gestão, ampliando o acesso aos serviços públicos por meio da tecnologia, pois, terá como frentes de atuação, além das redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais, a disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para a prefeitura, nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação. “É um salto de qualidade para cidade que está sendo contemplada com uma rede própria de fibra óptica e que nos coloca em outro patamar de tecnologia e de transmissão de dados”, afirmou Rodrigo, que lembrou que a rede deverá ser ampliada para 21 km de fibra óptica na cidade.

Num futuro próximo o objetivo da Prefeitura é chegar a 131 km de fibra na cidade, com 30 câmeras de monitoramento interligadas, 141 próprios municipais interligados e 79 pontos de Wi-Fi gratuitos em praças e escolas. Toda essa conexão será essencial para atender aos polos industrial e tecnológico que vão se instalar na cidade.

Via Prefeitura de Maricá