Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - PR: Congresso de Cidades Digitais aborda tecnologia no desenvolvimento local
PR: Congresso de Cidades Digitais aborda tecnologia no desenvolvimento local

Por Sharlene Sarti em 11/10/2017 11:35h

PR: Congresso de Cidades Digitais aborda tecnologia no desenvolvimento local

São José dos Pinhais sedia encontro estadual em novembro

Evento será realizado no Aeroporto Internacional
Afonso Pena

Os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento local dos pequenos e médios serão tratados por prefeitos, gestores, vereadores e especialistas que participam do 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, marcado para os dias 23 e 24 de novembro em São José dos Pinhais, através de uma parceria entre a Rede Cidade Digital (RCD) e a Prefeitura Municipal da localidade.

O evento, gratuito para servidores públicos, visa facilitar o planejamento e implantação de ações voltadas para eficiência de gestão. As inscrições podem ser feitas pelo http://congresso.redecidadedigital.com.br

O diretor da RCD, José Marinho, ressalta o potencial das cidades que investem em tecnologia não apenas no que se refere à conectividade e melhorias na oferta dos serviços prestados à população, mas também no fomento ao crescimento socioeconômico.

“As cidades digitais e inteligentes propiciam o ambiente para o surgimento de novos modelos de negócios, produtos e soluções que trazem impactos em todos os segmentos da sociedade, criando diversas possibilidades para que os setores se desenvolvam. Um bairro digital, por exemplo, promove muito mais a interação entre as pessoas, estimula o comércio local e uma oferta maior de facilidades aos moradores”, observa.

Um dos modelos confirmados para o Congresso é o de Guaíra, destaque vindo do Oeste do Estado. Localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, a cidade com cerca de 33 mil habitantes priorizou o uso de TICs e criou um modelo de saúde digital, referência atualmente para diversas localidades. Outros processos de informatização dentro da Prefeitura também trouxeram recursos e resultados positivos para a gestão.

Projetos inovadores - Durante o encontro, prefeitos serão homenageados em reconhecimento ao trabalho de estímulo à inclusão digital e à implantação de política pública municipal de cidade digital. A seleção acontece até o dia 31 deste mês e inclui também aqueles que mais se destacaram por meio dos planos de governo protocolados no TSE no ano passado.

Consulta da RCD revela que dos 399 municípios do Paraná, 76% dos prefeitos eleitos incluíram iniciativas digitais visando melhorar algum setor da administração pública. 

O Congresso tem o patrocínio master da ENW e da GOVBR; ouro da Exati Tecnologia e o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Associação Brasileira de Internet (Abranet), da Infraero; União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR) e das Associações de Municípios AMCG, AMCESPAR, AMEPAR, AMERIOS, AMUSEP, AMUVI e AMSULPAR.

Serviço
5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais
23 e 24 de novembro, em São José dos Pinhais
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://congresso.redecidadedigital.com.br

Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo congresso@redecidadedigital.com.br