Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - “Não existe desenvolvimento sem conectividade”, diz diretor da Rede Cidade Digital no México
“Não existe desenvolvimento sem conectividade”, diz diretor da Rede Cidade Digital no México

Por Sharlene Sarti em 11/10/2017 16:21h

“Não existe desenvolvimento sem conectividade”, diz diretor da Rede Cidade Digital no México

Evento para América Latina aborda estratégias para as pequenas e médias empresas

Pela ordem, diretores da CEPAL com o diretor da RCD:
Mario Castillo, Marco Dini, José Marinho e Sebastian
Rovira

Atualizado em 13/10/2017

Especialistas e autoridades de diversos países, que estiveram reunidos em encontro na Cidade do México, na última quarta-feira (11), afirmam que não existe evolução para as pequenas e médias empresas sem a inclusão digital e social dos municípios. O Seminário “América Latina e Europa ante a disrupção tecnológica: uma nova era de políticas e instituições para as MPME”, promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) em conjunto com a União Europeia, tem o intuito de encontrar meios para acelerar o processo de estímulo ao setor.

O que chama a atenção, segundo o diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, que apresentou no evento as iniciativas brasileiras de cidades digitais e inteligentes, a convite da CEPAL, é o posicionamento quase que unânime em relação à necessidade de atuação em conjunto do poder público e setor privado para que as micro, pequenas e médias empresas tenham condições de se adequar diante do cenário de evolução tecnológica mundial.

“Deu pra perceber o quanto o uso de tecnologia está na pauta dos países que correm atrás do crescimento e do desenvolvimento social e econômico. E não somente legislação que beneficiem determinados setores e as grandes, em detrimento das menores. Sem conectividade e acesso à internet, nada adianta falar em inovações, em internet das coisas, em big data, em sistemas avançados para quem ainda está engatinhando”, afirma o diretor da RCD, destacando as atividades da iniciativa, de levar informações sobre como investir em tecnologia, principalmente, para pequenas cidades do Brasil.

Marinho reforça o papel das cidades digitais neste contexto, capazes de fornecer o ambiente necessário de para interação e surgimentos de iniciativas que contribuam com as MPME. “É a base. É a condição para mudança de patamares. Por isso a Rede Cidade Digital foi convidada a falar sobre a experiência em estimular políticas públicas em pequenas cidades, descentralizando as discussões e os estímulos para que haja desenvolvimento local e, consequentemente, avanço onde moram as pessoas. Caso contrário, as MPME não crescem e acabarão engolidas, sem produção local e, claro, sem melhorar em nada a vida das pessoas”, completa.

O uso da tecnologia para acelerar o desenvolvimento local é o tema central do 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado em São José dos Pinhais, dias 23 e 24 de novembro. O evento vai reunir prefeitos, gestores e vereadores para tratar de soluções focadas para os pequenos e médios municípios. As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores públicos. Informações pelo http://congresso.redecidadedigital.com.br/