Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador é nesta quinta
Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador é nesta quinta

Por Sharlene Sarti em 18/10/2017 14:32h

Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador é nesta quinta

Encontro, que reúne gestores, vereadores e especialistas, trata de investimentos em tecnologia visando melhorias nos serviços públicos

Congresso realizado nessa quinta feira (19) reunirá
gestores e autoridades da região FOTO:DIVULGAÇÃO

Gestores públicos de 40 municípios participam nesta quinta-feira (19), na FIEB, em Salvador, do I Fórum de Cidades Digitais direcionado para a Região Metropolitana. O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Salvador, tem o objetivo de levar conhecimento às Prefeituras sobre como investir em tecnologia para melhorar a eficiência dos serviços prestados à população.

A abertura será às 9h e terá a presença de diversas autoridades, entre elas a diretora do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Eloá Mateus. Pela manhã, Eloá também apresenta as políticas públicas do setor e de que forma o Ministério pode apoiar a implantação de projetos nos municípios.

O diretor da RCD, José Marinho, destaca que o Fórum promove a troca de experiências, facilitando a implantação de iniciativas nas cidades e o acesso às empresas fornecedoras de soluções. O mapa das cidades digitais do país, elaborado pela Rede Cidade Digital, aponta que cerca de 20% dos municípios do Estado apenas têm iniciativas na área. Em contrapartida, a necessidade de informatização da administração pública é crescente, tendência que é confirmada pelo levantamento feito no mês passado pela RCD entre os municípios que integram a mesorregião de Salvador.

Os dados mostram que 95% dos prefeitos incluíram no ano passado, nos planos de governo protocolados no TSE, ações para investir em tecnologia. Ao todo, foram 110 propostas, com destaque para Educação (21%), seguido de Saúde (16%) e Segurança Pública (15%).

“Não existe outro caminho para aprimorar a gestão, reduzir custos e aumentar a arrecadação. É preciso, cada vez mais, que cada secretaria passe a incluir no seu planejamento ações para que a tecnologia contribua para resolver os problemas enfrentados e verificar de que forma pode atender melhor a população”, afirma o diretor da RCD.

A programação completa do evento está disponível pelo forum.redecidadedigital.com.br/salvador. O I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador tem o patrocínio máster da Furukawa e do Banco do Nordeste, ouro da Exati Tecnologia, TeleData - Soluções Integradas de Comunicação/Fortinet e da COMDADOS, prata da INSIX/Saúde Via Net, além do apoio estratégico da Prefeitura Digital. Também apoiam a iniciativa a FIEB, Sebrae e União dos Municípios da Bahia (UPB).

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador

Salvador, 19 de Outubro

Local: FIEB (Rua Edístio Pondé, n° 342, bairro do STIEP)

Abertura: 9h

http://forum.redecidadedigital.com.br/