Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Prefeitura de Ilhabela e Rede Cidade Digital preparam fórum para o Litoral Norte
Prefeitura de Ilhabela e Rede Cidade Digital preparam fórum para o Litoral Norte

Por Sharlene Sarti em 03/11/2017 12:05h

Prefeitura de Ilhabela e Rede Cidade Digital preparam fórum para o Litoral Norte

Objetivo é contribuir com inovações nos municípios da região

O uso da tecnologia voltada à gestão pública será tema de encontro entre gestores do Litoral Norte do Estado no dia 05 de dezembro. A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, e a Rede Cidade Digital (RCD), iniciativa de estímulo às cidades inteligentes no país, firmaram parceria para a realização do I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista, que tem como objetivo tratar de inovações e investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação nos municípios visando melhorias no atendimento à população.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br

Para o prefeito Márcio Tenório, esse encontro é uma boa oportunidade de mostrar o que a Prefeitura já tem desenvolvido e estimular o uso de tecnologia e o quão benéfico isso pode ser à administração pública. “A Prefeitura de Ilhabela já participou de um evento de cidades digitais, em Santa Catarina, e foi uma experiência muito rica. Gostamos tanto do modelo que resolvemos trazer para nosso litoral, visando discutir a questão do uso da tecnologia a favor dos municípios”, disse ele.

Segundo o diretor da RCD, José Marinho, o encontro visa promover a troca de experiência entre prefeitos, gestores e vereadores, levando informação sobre iniciativas, serviços de mercado, políticas públicas e soluções em andamento nas localidades. Ele destaca que é preciso incluir ações focadas em tecnologia para fomento do desenvolvimento local.

“As localidades que pensam em crescimento socioeconômico precisam obrigatoriamente criar ambientes favoráveis por meio da tecnologia e inovação, onde também cada secretaria passa a utilizar a tecnologia estrategicamente na solução dos problemas. O mais importante das cidades digitais e inteligentes é que elas conseguem melhorar a vida das pessoas, muitas vezes, com iniciativas simples”, observa Marinho.

Neste ano, Araraquara, Bauru e mais recentemente Vinhedo também sediaram encontros regionais de cidades digitais no Estado, reunindo, ao todo, gestores de mais de 100 localidades. O diretor atribui o grande interesse no tema pela necessidade das Prefeituras reduzirem custos e burocracia.

“Não existe outro caminho para maior eficiência nos serviços prestados, gerando economia e aumento de arrecadação, se não pela tecnologia. Os grandes eventos sobre essa temática acontecem, principalmente, nas capitais e não tratam da realidade da maior parcela das cidades. O que a RCD faz, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, é levar conhecimento para as pequenas e médias cidades, fazendo com o que o mercado também veja as necessidades dessas localidades e o potencial de investimento”, completa.

SERVIÇO:

I FÓRUM DE CIDADES DIGITAIS DO LITORAL NORTE PAULISTA


05 de Dezembro, em Ilhabela

Início: 8h30

Local: Paço Municipal – Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br

 

*Colaborou Prefeitura de Ilhabela