Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Câmeras de monitoramento continuam sendo instaladas em pontos estratégicos de Atibaia
Câmeras de monitoramento continuam sendo instaladas em pontos estratégicos de Atibaia

06/11/2017 11:36h

Câmeras de monitoramento continuam sendo instaladas em pontos estratégicos de Atibaia

Novo sistema registra veículos que ingressam ou deixam o município e envia as imagens coletadas para centrais de monitoramento

Em breve Atibaia (SP) estará protegida por uma “muralha digital”, conceito do sistema de monitoramento por câmeras inédito no município e que está em plena implantação. A Prefeitura da Estância de Atibaia já iniciou a instalação das 42 câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. A previsão para o término da instalação e funcionamento é de mais 60 dias.

Baseando-se na máxima de que “o crime se desloca sobre rodas”, o sistema registra automaticamente os veículos que ingressam ou deixam o município e envia as imagens coletadas para centrais de monitoramento, cobrindo todo o território e, assim, formando uma “muralha digital” na cidade. Nesse sentido, vale ressaltar que as câmeras gravarão as imagens com foco na segurança pública.

Já as centrais de monitoramento serão responsáveis pela produção de informações qualificadas para as forças de segurança, com compartilhamento dos dados entre elas, o que permitirá a realização de operações colaborativas. Nas centrais, de forma automática e simultânea, o sistema ainda verificará se há relação entre as imagens capturadas em Atibaia com crimes registrados nos bancos de dados disponíveis nos demais 18 municípios da região que contam, atualmente, com o sistema.

Em Atibaia, o sistema será utilizado por todas as forças de segurança do município, de maneira integrada, conforme as diretrizes do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI) de Atibaia, o que favorece a estratégia de ação conjunta do próprio sistema.

Detalhes
O novo sistema, inteligente, usa tecnologia avançada para localizar imagens conforme as solicitações das forças de segurança, de forma rápida e eficaz. Nas imagens capturadas é possível procurar e recuperar cenas coletadas por todas as câmeras do sistema, independentemente do município – um total de 19 (incluindo Atibaia), na região.

O sistema é capaz de entender o comportamento dos veículos que circulam por essas cidades, analisar os deslocamentos veiculares e traçar associações inteligentes, comunicando os resultados às forças de segurança. As 42 câmeras de segurança são do tipo “OCR” – Optical Character Recognition, em inglês, ou Reconhecimento Óptico de Caracteres. O investimento é de mais de R$ 7,8 milhões com recursos próprios da Prefeitura da Estância de Atibaia.

O secretário de Segurança Pública, Lucas Cardoso, lembra que aliado ao GGI Atibaia, o monitoramento irá atuar pela segurança da população. “Com o novo sistema, Atibaia contará com um circuito 100% integrado e que será capaz de responder às demandas com mais agilidade e precisão por todo o GGI Atibaia”, salientou.

Via Prefeitura de Atibaia