Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Cidades Inteligentes podem acelerar inovação e os negócios no país
Cidades Inteligentes podem acelerar inovação e os negócios no país

Por Sharlene Sarti em 07/11/2017 14:01h

Cidades Inteligentes podem acelerar inovação e os negócios no país

Especialistas apontam que tema é fundamental para facilitar a vida de jovens e empresas no desenvolvimento de soluções

Diretor da RCD, José Marinho, abriu as atividades do
painel sobre cidades inteligentes na Feira
Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia

Nas localidades em que se tem maior conectividade e o poder público criando políticas que facilitem esse ambiente para que empresas e jovens possam criar soluções, o processo de desenvolvimento local é maior. São as cidades digitais e inteligentes cada vez mais na agenda de governantes, em uma era em que a tecnologia se torna imprescindível também para eficiência de gestão.

O maior evento de inovação da América Latina, a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT), realizada pelo governo de Minas Gerais na semana passada, em Belo Horizonte, também abriu espaço para o debate em torno das cidades inteligentes.

Para o diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, além de gestores visionários e o trabalho em conjunto com os principais atores locais, é preciso incluir a tecnologia no planejamento estratégico dos municípios. “Identificando as demandas e encontrando no viés tecnológico a solução para os problemas prioritários. Com ações a curto, médio e longo prazo, as políticas públicas municipais em tecnologia podem nortear o crescimento socioeconômico como um todo de uma cidade”, pondera Marinho, que abriu as atividades do painel Cidades Inteligentes, Criativas, Humanas e Sustentáveis dentro da FINIT 2017.

A diretora de Inovação Social e Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Lívia Leão, afirma que as cidades digitais e inteligentes têm papel fundamental no processo de inovação das empresas e da gestão municipal.

Na opinião dela, esse desenvolvimento acontece à medida que o poder público avança no debate e no uso de tecnologia nos serviços prestados à população. “Uma coisa está totalmente ligada à outra. Tenho mais inovação a partir do momento que há mais tecnologia embarcada nos processos de gerenciamento de uma cidade ou de uma empresa. Uma cidade que tem cada vez mais tecnologia associada aos locais públicos, à sua forma da receber o cidadão e o turista, com certeza ela é mais inovadora”, disse a diretora, ressaltando a importância da capacitação dos servidores municipais para utilização de tecnologia na concepção das políticas públicas.

Lívia também destacou o trabalho da RCD, de levar informações a gestores dos pequenos e médios municípios pelo país sobre como implantar projetos na área. Em 2017, prefeitos, gestores e vereadores de 500 municípios já participaram de encontros promovidos pela RCD, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, em seis estados (PR, SP, SC, RS, MG e BA).

“A Rede Cidade Digital se destaca no cenário brasileiro por empoderar as localidades menores para que esses conceitos sejam nivelados e não só as grandes cidades compreendam e executem cidades digitais, inteligentes e sustentáveis. Vejo que a RCD promove essa discussão de uma forma muito rica, favorecendo muitos municípios do nosso país. Convidar a Rede Cidade Digital para falar dentro da FINIT sobre essa iniciativa com certeza enriqueceu muito o debate e trouxe mais conhecimento para os nossos convidados, gestores públicos, estudantes e jovens que participaram”, completa a diretora.

Eventos – Em novembro acontece o 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, nos dias 23 e 24 de novembro em São José dos Pinhais. Já em dezembro, no dia 5, está marcado um encontro regional direcionado para o Litoral Norte Paulista, em Ilhabela. Os eventos são gratuitos para servidores públicos e visam promover a interação e aproximar gestores de pequenos e médios municípios das Tecnologias da Informação e Comunicação disponíveis.