Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Araçariguama amplia rede de fibra óptica para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços de internet
Araçariguama amplia rede de fibra óptica para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços de internet

13/11/2017 16:26h

Araçariguama amplia rede de fibra óptica para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços de internet

Departamento de tecnologia aumenta serviço de fibra óptica no município

Cidade tem expansão na rede de fibra óptica FOTO:
DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Araçariguama (SP) por meio do Departamento de Tecnologia da Informação, está promovendo importantes melhorias na qualidade dos serviços de internet prestados aos cidadãos. O benefício está sendo realizado por meio de obras de infraestrutura tecnológicas que estão sendo implantadas em diversos pontos e regiões da cidade.

A ampliação da rede de fibra óptica teve início de sua instalação em janeiro de 2017 e ao longo dos próximos meses contemplará mais de 80 km.

O investimento do projeto é de R$ 2 milhões. Atualmente, o Centro e os bairros Igavetá, Meirelles, Parque Imperial, Chácara Dora, Cruz das Almas, Cintra Gordinho, Jardim Brasil e Distrito Industrial estão em plena fase de operação e funcionamento.

Com a implantação da fibra óptica em Araçariguama, foram interligados os seguintes prédios públicos: PAM, Transporte, Casa do Cidadão, Prefeitura, Secretarias de Cultura, Assistência Social, Obras, Educação, Saúde, Fundo Social de Solidariedade, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Arena América. Foi implantado ainda Wi-Fi na Praça Albertino de Castro Prestes – Matriz.

A expectativa é que nos próximos 6 meses, 99% do território municipal seja contemplado e mais equipamentos públicos serão beneficiados e o objetivo é que a melhoria se estenda também em câmeras de vigilância utilizadas pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal nas entradas da cidade e em pontos considerados estratégicos.

Ainda segundo o Diretor Tecnologia da Informação, Edson Pinheiro, os principais benefícios do projeto são a maior velocidade dos serviços públicos informatizados e a economia gerada ao município. "Exemplo disso é o sistema PRONTO da área da saúde, que tem como principal finalidade gerir toda a rede de serviços de saúde em uma única base central de dados".

Outro benefício em ter uma grande rede de fibra óptica, como a que está sendo implantada em Araçariguama, é o sistema unificado de telefonia, onde todas as repartições públicas municipais estão sendo contempladas com sistema telefônico centralizado, com gerenciador próprio. Essa implantação representa cerca de 60% de economia em ligações internas e para celulares institucionais, que eram tarifadas por operadoras.

O Programa Araçariguama Conecta também será lançado e em breve levará para as praças e outros espaços públicos, acesso à internet grátis garantido ao cidadão.

A prefeita Lili Aymar destacou que a iniciativa representa um investimento que aprimorar e agilizar a prestação de serviços públicos nos órgãos municipais. “A tecnologia, além de proporcionar uma internet de alta velocidade, interliga os órgãos e permite migração entre sistemas operacionais em tempo real, gerando economia de recursos e de tempo” afirmou. Ainda segundo ela, o projeto está fundamentado na fibra óptica, com previsões de crescimento e projetos adicionais futuros, como por exemplo, permitir a interligação com as câmeras de segurança da cidade. “Araçariguama só tem a ganhar com essa importante infraestrutura tecnológica,” ressaltou.

Via Prefeitura de Araçariguama