Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Sistema agilizará licenciamento de empresas em Arujá
Sistema agilizará licenciamento de empresas em Arujá

14/11/2017 16:05h

Sistema agilizará licenciamento de empresas em Arujá

Inovação pretende diminuir em até 87 dias o prazo para licenciamento de empresas de pequeno porte

Sistema foi apresentado na última terça-feira(07/11)

Processo inovador e autoevolutivo que diminuirá de 90 para três dias úteis o prazo de licenciamento de empresas de baixo risco em Arujá (SP), o Sistema "Empresa Fácil" foi apresentado a contadores e empresários da cidade nesta terça-feira (07). Desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a iniciativa privada, a ferramenta é um dos principais resultados do programa de desburocratização iniciada pela administração municipal neste ano.

Enquanto atualmente um empresário interessado em licenciar seu empreendimento precisa abri processo físico na Prefeitura e aguardar a tramitação em todas as áreas responsáveis pelas análises técnicas, o "Empresa Fácil" é totalmente digital e baseia-se na declaração do contribuinte, ou seja, elimina burocracias e problemas recorrentes como incompatibilidade de documentos.

A apresentação do novo sistema foi feita pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Julio Taikan Yokoyama. Técnicos das secretarias de Planejamento, Finanças, Meio Ambiente e dos departamentos de Fiscalização, responsáveis por analisar os pedidos de licenciamento, também participaram.

Principal incentivador do programa de desburocratização da Prefeitura, o prefeito José Luiz Monteiro classificou a ferramenta como uma modernização necessária para a evolução do município.

"Temos de agilizar os serviços. A concretização disso é uma conquista de todos que trabalham conosco desde a campanha e se comprometeram a fazer mudanças. Nós queremos agilidade e avanços como o do Projeto Web", afirmou o prefeito, que também qualifica o "Empresa Fácil" como parte de um compromisso de gestão.

"A função de vocês, contadores, não é ter agilidade para obter a satisfação dos clientes? Nós também perseguimos isso. Seria desonesto da nossa parte assumir um compromisso e não dar condições para vocês trabalharem. Esta realidade de alguém estudar, se atualizar, contratar profissionais capacitados para um negócio e chegar na Prefeitura e se deparar com um obstáculo gigante vai mudar, tenham essa certeza", disse.

Funcionamento

Conforme explicou Julio do Kaikan, o sistema já poderá ser utilizado a partir desta quarta-feira (08), por meio da aba "Empresa" no site www.aruja.sp.gov.br. Logo após a inclusão das informações pelo interessado, os dados e o aspecto legal serão avaliados simultaneamente por servidores de diferentes setores. Todo o embasamento legal do processo consta no Decreto 6.855/2017.

"A licença prévia de atividades de baixo risco, que representa 90% dos pedidos que chegam para a gente, tem de ser deferida ou indeferida em três dias. Se for preciso alguma vistoria, aí tem mais cinco dias de prazo", disse o secretário.

Ele também agradeceu a todos os envolvidos na criação do sistema e falou da importância da gestão compartilhada que deve ocorrer a partir de agora.

"Esse momento é fruto de dez meses de trabalho intenso, realizado graças a um conjunto de pessoas dos setores envolvidos no licenciamento que tem conhecimento e força de vontade. Agora, para o melhor funcionamento do sistema, nos avisem sobre todas as situações que ocorrerem com vocês, contadores, porque isso é o que vai fazer a gente tornar o sistema mais efetivo e atualizado", concluiu.

Dúvidas e informações

Toda dúvida ou sugestão de melhoria para "Empresa Fácil" pode ser comunicada à Secretaria pelo e-mail desenvolvimentoeconomico@aruja.sp.gov.br.

Via Prefeitura de Arujá