Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Com Fórum de Cidades Digitais, Ilhabela quer fomentar inovação no Litoral Norte
Com Fórum de Cidades Digitais, Ilhabela quer fomentar inovação no Litoral Norte

Por Sharlene Sarti em 16/11/2017 14:52h

Com Fórum de Cidades Digitais, Ilhabela quer fomentar inovação no Litoral Norte

As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores públicos; Evento aborda tecnologia no desenvolvimento dos municípios

Cidade recebe no próximo dia 5 o I Fórum de Cidades
Digitais do Litoral Norte Paulista FOTO:DIVULGAÇÃO

O uso da tecnologia para melhorar os serviços públicos e desenvolver as localidades será tema de encontro entre gestores públicos do Litoral Norte de São Paulo, no dia 5 de dezembro, em Ilhabela. Os participantes terão a oportunidade de conhecer soluções e trocar informações sobre como investir em projetos de cidades digitais e inteligentes. O I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista será realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD).

Para o diretor de Planejamento e Fomento de Ilhabela, Luciano Krob Meneghetti, o Fórum, além de possibilitar a troca de experiências entre os municípios, pode facilitar o desenvolvimento de soluções tecnológicas integradas para a região. “Podemos resolver muitas coisas regionalmente. Temos a responsabilidade de começar um movimento de melhoria coletiva e trazer soluções mais adequadas a todos do Litoral Norte”, afirmou.

Conhecida por suas belezas naturais, Ilhabela vem se destacando também com inovações, visando solucionar os problemas da cidade. São aplicativos, ferramentas e infraestrutura de rede que o governo municipal investe para facilitar a gestão e a vida da população e turistas.

Está em andamento, por exemplo, a construção de uma fila virtual para agendamento de entrada e saída dos veículos da Ilha. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, a implantação será gradativa, inicialmente em 10% do tráfego total, mas evitará a espera por horas nas filas pela balsa. Na alta temporada, a população de Ilhabela de 45 mil habitantes se multiplica em quatro vezes. “A ideia é a otimização do tempo e que o turista esteja consumindo em nosso comércio”, comentou.

A infraestrutura da cidade digital de Ilhabela conta atualmente com 25 km de fibra óptica, interligando os prédios públicos e fornecendo conectividade, entre os diversos sistemas, para a central de monitoramento das polícias. Segundo o prefeito Márcio Tenório, a meta na área da segurança pública é passar das atuais 20 câmeras para 50. Ele destaca ainda as ferramentas de gestão implantadas e um aplicativo para que os usuários do transporte coletivo confiram o deslocamento dos itinerários.

Seis pontos de ônibus também estão equipados com wi-fi gratuito e telas para acompanhamento em tempo real dos veículos. “É um grande ganho. Serve tanto para a Prefeitura controlar o tempo quanto para o turista se pautar que existe um transporte urbano naquele ponto”, afirmou o prefeito.

Fórum – O diretor da RCD, José Marinho, afirma que o objetivo do Fórum de Cidades Digitais é facilitar o planejamento dos municípios na área. Segundo informou, a ideia é abordar as políticas públicas disponíveis, soluções de mercado, iniciativas e como diversas localidades estão aplicando o conceito de gestão eficiente, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação.

“É propiciar o ambiente de interação para que prefeitos, gestores e vereadores conheçam o que pode ser feito, como as Prefeituras estão utilizando a tecnologia para melhorar a vida das pessoas e o mais importante que é poder viabilizar parcerias e estratégias para que isso efetivamente aconteça, criando condições para a cidade se desenvolver localmente a partir da tecnologia”, disse Marinho.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br

* Colaborou- Imprensa Prefeitura de Ilhabela