Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Congresso Paranaense terá Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Congresso Paranaense terá Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Por Sharlene Sarti em 20/11/2017 15:05h

Congresso Paranaense terá Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Evento realizado essa semana em São José dos Pinhais reúne prefeitos, gestores, vereadores, empresários e representantes de Governos Estaduais

Congresso acontecerá nos dias 23 e 24
FOTO:DIVULGAÇÃO

A diretora do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Eloá Mateus, participa nessa semana, dias 23 e 24 de novembro, em São José dos Pinhais, do 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, evento que reunirá prefeitos, gestores, vereadores, empresários e representantes de governos estaduais para tratar de tecnologia no desenvolvimento local dos pequenos e médios municípios.

Eloá apresenta as políticas públicas federais direcionadas para modernização das Prefeituras no encontro promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Para as cidades que incluíram no planejamento a adoção de tecnologia, a diretora ressalta que além da conexão é preciso capacitar servidores e população para uso da rede, oferecendo plataformas para explorar as possibilidades positivas que a internet oferece. “As pessoas têm que estar aptas a utilizar e mais do que isso você tem que ter conteúdo”, observa.

Representantes de 100 municípios estão inscritos até o momento para o evento que acontece no Aeroporto Internacional Afonso Pena. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://congresso.redecidadedigital.com.br. 

O diretor da RCD, José Marinho, ressalta que o objetivo é promover a troca de experiências e levar informação aos gestores interessados na implantação de projetos na área visando eficiência de gestão, redução de custos e aumento de arrecadação. “O mais importante dessa tecnologia é melhorar a vida das pessoas, atendendo à demanda de um cidadão cada vez mais conectado. O momento atual também, no qual as Prefeituras enfrentam dificuldades financeiras, é fundamental que tenham no seu planejamento estratégico o uso de tecnologia para impactar em todos os segmentos”, afirma Marinho.

Modelo - No Congresso também serão abordados soluções de mercado e modelos em andamento nas cidades, como é o caso da Prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela de Cássia, que trará o exemplo da localidade que caminha para se tornar referência para municípios com até 20 mil habitantes no que se refere a investimentos em tecnologia para melhorar a gestão e a vida das pessoas.

O 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da ENW e da GOVBR; ouro da Exati Tecnologia, Camerite e IDS; prata do Instituto Cidades Inteligentes, Unicesumar, Sinax e Smart Matrix; e bronze da Universidade Positivo, CPN Informática – CCONET, SoftExpert e CaspBrasil, além do apoio estratégico do Fala Cidadão e CenturyLink.

A iniciativa também tem o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Infraero, Sanepar, União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR), das Associações de Municípios AMCG, AMCESPAR, AMEPAR, ASSOMEC, AMERIOS, AMUSEP, AMSOP, AMUNOP, AMUNORPI, AMUNPAR, AMUVI, CANTUQUIRIGUAÇU, COMCAM e dos hotéis Bourbon Dom Ricardo Aeroporto Curitiba Business e Rio Hotel by Bourbon Curitiba Aeroporto.

Serviço:

5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

23 e 24 de novembro, em São José dos Pinhais

Inscrições gratuitas para servidores públicos em:

http://congresso.redecidadedigital.com.br

Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo congresso@redecidadedigital.com.br