Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Cidades Digitais devem priorizar pequenos negócios para se desenvolver
Cidades Digitais devem priorizar pequenos negócios para se desenvolver

Por Sharlene Sarti em 22/11/2017 15:28h

Cidades Digitais devem priorizar pequenos negócios para se desenvolver

Congresso Paranaense aborda os caminhos para Prefeituras com menos burocracia e como criar políticas para o setor

Empresas de pequeno serão focadas e priorizadas no 5º
Congresso Paranaense de Cidades Digitais
FOTO:DIVULGAÇÃO

No universo das cidades digitais e inteligentes, que utilizam a tecnologia para modernizar a gestão e os serviços públicos, é preciso pensar também nos pequenos negócios, que movimentam a economia local e se mantêm como os principais responsáveis pelo saldo positivo de empregos no Brasil em 2017 – foram gerados 389 mil novos postos de trabalho, enquanto as médias e grandes apresentaram saldo negativo de 200 mil.

O 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que acontece nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), em São José dos Pinhais, abordará os caminhos para Prefeituras com menos burocracia e como criar políticas para o setor.

O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, reúne, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, gestores públicos de mais de 100 municípios, além de empresários e representantes de governos estaduais e federal, para tratar de desenvolvimento dos pequenos e médios municípios a partir de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Para a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae Bahia, Cecília Fonseca e Miranda, o planejamento tecnológico dos municípios deve incluir ações que gerem oportunidade de crescimento para as micro e pequenas empresas. “São os pequenos negócios que acreditam nas cidades. A gente precisa entender que essa pegada digital precisa acontecer incluindo o desenvolvimento econômico, transformando a cidade a partir das pessoas e nas necessidades”, afirma a gerente, que fala sobre o tema a prefeitos, gestores e vereadores no Congresso na quinta-feira, no período da tarde.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo redecidadedigital.com.br.
O 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da ENW e da GOVBR; ouro da Exati Tecnologia, Camerite e IDS; prata do Instituto Cidades Inteligentes, Unicesumar, Sinax e Smart Matrix; e bronze da Universidade Positivo, CPN Informática – CCONET, SoftExpert e CaspBrasil, além do apoio estratégico do Fala Cidadão e Level3/CenturyLink.

A iniciativa também tem o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Infraero, Sanepar, União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR), das Associações de Municípios AMCG, AMCESPAR, AMEPAR, ASSOMEC, AMERIOS, AMUSEP, AMSOP, AMUNOP, AMUNORPI, AMUNPAR, AMUVI, CANTUQUIRIGUAÇU, COMCAM e dos hotéis Bourbon Dom Ricardo Aeroporto Curitiba Business e Rio Hotel by Bourbon Curitiba Aeroporto.

Serviço:

5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

23 e 24 de novembro, em São José dos Pinhais

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://congresso.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo congresso@redecidadedigital.com.br