Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Prefeitos e gestores públicos do Estado tratam de tecnologia no desenvolvimento local
Prefeitos e gestores públicos do Estado tratam de tecnologia no desenvolvimento local

Por Sharlene Sarti em 24/11/2017 09:10h

Prefeitos e gestores públicos do Estado tratam de tecnologia no desenvolvimento local

Municípios buscam soluções no 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

5º Congresso Paranaense de Cidade Digitais realizado
no Aeroporto Internacional Afonso Pena FOTO: Sharlene
Sarti

Prefeitos, gestores e vereadores de todo o Estado participam até esta sexta-feira (24), em São José dos Pinhais, do 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, para tratar de modernização dos serviços públicos. Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, o evento, que acontece no Aeroporto Afonso Pena, traz soluções, modelos e informações que possam ser aplicadas pelos municípios no fomento do desenvolvimento local.

São ferramentas, sistemas e iniciativas com o intuito de desburocratizar processos nas Secretarias Municipais, reduzindo o atraso tecnológico dos municípios do Estado. Uma pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) mostra que a demanda no país não é diferente. Segundo o levantamento, 57% das cidades brasileiras não possuem setores de tecnologia estruturados nas Prefeituras.

No Paraná, o diretor da RCD, José Marinho, ressalta que o cenário das cidades digitais melhora a cada ano. Atualmente, mas de 100 localidades já contam com infraestruturas de rede e ações como sistemas de monitoramento, internet gratuita e tecnologias na Saúde, Educação, Administração, entre outras. “76% dos prefeitos eleitos também incluíram nos planos de governo, protocolados no ano passado junto ao TSE, o uso da tecnologia para aprimorar algum setor da administração pública, o que considero muito importante, pois demonstra que os gestores entendem a necessidade de investimentos para melhorar o serviço público”, afirma.

O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, destacou a importância da tecnologia para atender com rapidez a população. “Poder participar desse Congresso é muito importante para todos os municípios para a troca de experiência e conhecer o que está sendo feito pelas Prefeituras. Nós temos que usar a tecnologia para que esse serviço possa acontecer com qualidade na vida das pessoas. Essa é a nossa obrigação enquanto gestor público”, disse o prefeito na abertura do encontro.

Para o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, a tecnologia se torna necessária também para dar transparência e controle da máquina pública, com a gestão dos dados para auxiliar na tomada de decisão. Nesta quinta-feira (23), Rangel e outros prefeitos do Paraná e Santa Catarina foram homenageados durante o Congresso por projetos em andamento nas localidades. “É um reconhecimento do trabalho que estamos realizando. Hoje, aquele gestor que não se atenta a este setor consequentemente está fadado ao fracasso”, observou o prefeito.

Jaguariaíva é outro município dos Campos Gerais que vem investindo em conectividade. Segundo o prefeito Juca Sloboda, presidente da Associação de Municípios AMCG, uma rede com 25 km de fibra óptica começou a ser implantada para conectar cerca de 44 pontos públicos da cidade de 35 mil habitantes.

A proposta, que deve estar pronta em abril de 2018, também possibilitará a disponibilização de internet livre para a população.“A fibra óptica vai dar suporte para outros serviços que virão como câmeras, no atendimento da Educação e da Saúde, como dispensação de medicamentos e transmissão de exames. Os avanços são muitos na economia de recursos. Vai tornar muito mais ágil a resposta que o cidadão precisa do serviço público”, comenta o prefeito.

O 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais segue até esta sexta-feira no Aeroporto Internacional Afonso Pena. O evento tem o patrocínio master da ENW e da GOVBR; ouro da Exati Tecnologia, Camerite e IDS; prata do Instituto Cidades Inteligentes, Unicesumar, Sinax e Smart Matrix; e bronze da Universidade Positivo, CPN Informática – CCONET, SoftExpert e CaspBrasil, além do apoio estratégico do Fala Cidadão e Level3/CenturyLink.

A iniciativa também tem o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Infraero, Sanepar, União dos Vereadores do Paraná (UVEPAR), das Associações de Municípios AMCG, AMCESPAR, AMEPAR, ASSOMEC, AMERIOS, AMUSEP, AMSOP, AMUNOP, AMUNORPI, AMUNPAR, AMUVI, CANTUQUIRIGUAÇU, COMCAM e dos hotéis Bourbon Dom Ricardo Aeroporto Curitiba Business e Rio Hotel by Bourbon Curitiba Aeroporto.

Serviço:

5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

23 e 24 de novembro, em São José dos Pinhais

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://congresso.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo congresso@redecidadedigital.com.br