Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Aplicativo vai agilizar verificação de suspeitos em Americana (SP)
Aplicativo vai agilizar verificação de suspeitos em Americana (SP)

29/11/2017 14:11h

Aplicativo vai agilizar verificação de suspeitos em Americana (SP)

Tecnologia é vista como aposta para integrar e compartilhar informações entre forças de segurança do município

App vai permitir, por exemplo,que patrulheiros
identifiquem carros envolvidos em crimes a partir de
foto feita pelo celular FOTO:arquivo/O LIBERAL

Cerca de 500 guardas municipais, policiais militares e policiais civis de Americana usarão, a partir de dezembro, um aplicativo de celular que deve integrar o trabalho das três corporações por meio de mapas de incidência criminal, e acelerar o trabalho dos agentes, permitindo, por exemplo, consultar a procedência de veículos com auxílio da câmera do aparelho e respondendo a comandos de voz. O lançamento oficial do projeto Integração de Forças em Americana, com detalhes da operação, deve ocorrer no dia 1° de dezembro.

O aplicativo já está em uso em Paulínia, onde a integração já existe desde 2015. No município, a medida surtiu efeitos na redução dos índices criminais e chegou a ser premiada. Agora, a intenção é repetir o feito em Americana.

A “costura” entre as corporações americanenses, o intercâmbio com os responsáveis em Paulínia e o desenvolvedor do aplicativo foi feita pelo vereador Rafael Macris (PSDB), que afirmou que o foco são os furtos e roubos de veículos.

“Nosso papel foi de uma viabilidade política da atuação em conjunto das duas corporações. É um problema antigo, que não poderia permanecer. Nós já possuímos um histórico ruim em relação a isso”, afirmou o parlamentar.

O sistema apresentará as chamadas “manchas criminais”, que indicam os locais, o número e a natureza de ocorrências. O aplicativo vai permitir, segundo ele, reduzir o tempo de abordagem e verificação de veículos de minutos para segundos.

“Vamos conseguir fazer análises de veículos cinco vezes mais rápidas. Pela câmera do celular, já vão conseguir identificar a situação do veículo, se é furtado, por exemplo. Por comando de voz, o policial ou guarda vai poder falar o nome da pessoa abordada e ver se é procurada pela Justiça”, elencou o desenvolvedor.

Magalhães destacou que, por estar nos celulares de cerca de 500 agentes policiais, o aplicativo vai permitir um patrulhamento contínuo da cidade. “Mesmo o policial de folga, se achou algo estranho, não precisa ligar para ninguém, pode verificar no celular, vai ter como acionar os colegas. Estamos somando forças. Teremos 500 pares de olhos na cidade simultaneamente”, disse.

Segundo o diretor da Gama (Guarda Municipal de Americana), Marcos Guilherme, a ferramenta é um passo significativo para a corporação. “Às vezes, o guarda fica sabendo só das próprias ocorrências, mas agora o aplicativo mostra em tempo real o que acontece na cidade toda”, afirmou.

Para o comandante do 19° Batalhão da PM (Polícia Militar), tenente-coronel Mauro Luchiari Júnior, o principal ganho do aplicativo está na agilidade para verificar suspeitos. “Com certeza vai possibilitar uma maior prevenção contra crimes como furto e roubo de veículos”, disse.

Via O liberal