Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Caraguatatuba (SP) apresenta inovações no Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte
Caraguatatuba (SP) apresenta inovações no Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte

Por Sharlene Sarti em 29/11/2017 14:50h

Caraguatatuba (SP) apresenta inovações no Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte

Evento na próxima semana em Ilhabela irá reunir gestores para tratar de tecnologia na melhoria dos serviços públicos

Município será um dos cases apresentados no Fórum de
Cidades Digitais em Ilhabela FOTO:DIVULGAÇÃO

Caraguatatuba é um dos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte que vem investindo em tecnologia na gestão pública para se tornar uma cidade digital e inteligente. O prefeito Aguilar Júnior apresenta a gestores da região, na próxima terça-feira (5), em Ilhabela, as inovações da localidade durante o I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhabela.

O evento é gratuito para servidores públicos e visa contribuir com o planejamento em Tecnologia da Informação e Comunicação dos municípios por meio da troca de experiências. As inscrições podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br

O prefeito Aguilar Júnior destaca investimentos tecnológicos na segurança pública, com a recuperação de 16 câmeras que estavam desativadas. Ele adianta que o sistema de monitoramento da cidade de 113 mil habitantes deve aumentar, já que está em processo de compra pela Prefeitura a aquisição de mais 30 equipamentos para a rede de vigilância e outras 20 câmeras OCR, que fazem a leitura automática das placas dos veículos e podem auxiliar no trabalho da polícia com o envio em tempo real de informações sobre irregularidades.

A modernização da iluminação pública é outra iniciativa em andamento. Por meio de uma parceria público-privada, além da troca por luminárias LED, o projeto envolve a adoção do sistema de telemetria para gerenciamento e controle do parque com a proposta de reduzir custos. Ainda de acordo com o prefeito, a ideia é utilizar a rede para levar internet wi-fi aos moradores. “A partir do momento que se investe em tecnologia o governo acaba economizando. Acredito que a tecnologia é mais importante para otimizar tempo e dinheiro”, avaliou Aguilar Júnior, ressaltando também a melhoria no atendimento à população.

Desenvolvimento local - Segundo o diretor da RCD, José Marinho, o Fórum de Cidades Digitais tem o objetivo de levar conhecimento a prefeitos, gestores e vereadores sobre a importância da tecnologia no processo de desenvolvimento dos pequenos e médios municípios. Na pauta do encontro constam políticas públicas, modelos em andamento nas cidades e soluções de mercado. “Não existe outro caminho para dar eficiência aos serviços públicos se não pela tecnologia. O poder público precisa acompanhar os avanços, seja para gerar economia, aumentar a arrecadação e, principalmente, atender à demanda de uma população cada vez mais conectada”, observa Marinho.

O I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista tem o patrocínio da Panasonic, Teltex Tecnologia, Caragua Luz e Urbeluz, além do apoio da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (CODIVAP) e Costabela Apart Hotel e Pousadas. 

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista

Ilhabela, 5 de dezembro

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo forum@redecidadedigital.com.br