Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Monteiro Lobato (SP) terá programa pioneiro voltado à Cidade Inteligente, Humana e Encantada
Monteiro Lobato (SP) terá programa pioneiro voltado à Cidade Inteligente, Humana e Encantada

01/12/2017 15:18h

Monteiro Lobato (SP) terá programa pioneiro voltado à Cidade Inteligente, Humana e Encantada

Prefeita do município busca investimentos para a implantação de Cidade Inteligente

Convênio com o governo do Estado prevê mais de R$1
milhão para a implantação do projeto

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Márcio França, e a prefeita de Monteiro Lobato, Daniela Britto, assinaram nesta quinta-feira, (30/11), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, convênio que prevê a transferência de R$ 1.385.788,95 para a implantação do Programa “Monteiro Lobato Cidade Inteligente, Humana e Encantada”. A iniciativa será um projeto piloto no Estado de São Paulo. Também participou do encontro o deputado estadual Caio França.

Para o andamento da ação, a SDECTI, por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ficará responsável pelo repasse dos recursos, supervisão do Programa e análise e aprovação da prestação de contas. Caberá ao município iniciar o Programa em 30 dias, além de encaminhar relatório técnico e disponibilizar toda documentação necessária para o andamento do trabalho. O prazo de vigência do contrato é de 36 meses.

De acordo com a prefeita Daniela, o Programa contribuirá para transformar Monteiro Lobato na cidade polo da Economia Criativa. “Baseada nos três eixos, Inteligente, Encantada e Humana, a iniciativa é mais um passo para que a cidade seja reconhecida como uma das primeiras Smart Cities com população abaixo de 10 mil habitantes. Pretendemos alcançar esse objetivo a partir dos esforços do poder público, com a conversão de um modelo tradicional de cidade que potencialize as características locais”, explicou.

Durante o encontro, o vice-governador ressaltou que o convênio contribuirá para fazer de Monteiro Lobato uma cidade temática. “Serão produzidos os estudos necessários que farão com que a cidade dê um grande salto no seu desenvolvimento, com a geração de mais emprego, renda e turismo”, disse.

Via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI)