Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Municípios de SP investem em tecnologia para melhorar serviços públicos
Municípios de SP investem em tecnologia para melhorar serviços públicos

Por Sharlene Sarti em 05/12/2017 17:46h

Municípios de SP investem em tecnologia para melhorar serviços públicos

Modelos em andamento e soluções para as localidades foram tratadas no Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista em Ilhabela

Evento também certificou prefeitos inovadores da
região

A tecnologia está sendo usada pelos municípios do Estado para resolver gargalos da administração pública ao mesmo tempo em que atende melhor a população. Diversos modelos e soluções foram tratadas, nesta terça-feira (5), durante o I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista, que reuniu em Ilhabela prefeitos, gestores e vereadores de cerca de 30 municípios.

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, ressaltou o direcionamento de recursos para contemplar investimentos em tecnologia na gestão, entre eles para mobilidade urbana e o projeto de uma fila virtual visando facilitar a vida de moradores e turistas que utilizam a balsa para travessia.

Atualmente, o município conta com infraestrutura de rede, ferramentas e aplicativos para monitoramento do transporte, por exemplo. “A tecnologia deve ser olhada como um facilitador na realização do plano de governo, permitindo também a execução e controle dos nossos projetos. Novas propostas de uso das tecnologias da informação surgiram neste evento porque o nosso objetivo aqui é melhorar a vida das pessoas e turistas. Esta troca de experiências é muito importante”, frisou o prefeito Marcio Tenório.

Caraguatatuba é outra localidade da região que investe em tecnologia, sendo a primeira cidade do Estado a implantar uma parceria público-privada (PPP) para iluminação pública. Para os próximos 18 meses, de acordo com o prefeito Aguilar Junior, o planejamento é tornar o primeiro município do país a utilizar somente lâmpadas LEDs com a meta de reduzir custos.

Aguilar Júnior também destacou a necessidade das Prefeituras integrarem serviços e sistemas na construção das políticas públicas. “Esse é o grande desafio: compilar os dados para conhecer o nosso cidadão. Nós estamos acelerando também a onda do desburocratizar. São pontos que a gente consegue fazer e o cidadão percebe o tempo de resposta”, comentou o prefeito, citando a informatização da saúde e adoção de câmeras de monitoramento.

Prefeitos Inovadores - O município de Lourdes foi um dos homenageados durante o Fórum, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, com o título de Projeto de Inovador 2017, em reconhecimento pelas iniciativas digitais em andamento nas localidades.

Segundo a prefeita, Gisele Tonchis, o próximo passo da cidade de pouco mais de 2 mil habitantes, localizada no interior do Estado, é implantar câmeras de segurança. “Já compramos uma parte do equipamento. Agora em 2018 será adquirido o restante. Então cada vez mais investindo porque o resultado é muito melhor e mais rápido. Além de tempo, é economia de recurso. Tem que acompanhar e evoluir, por isso que a gente tem que participar, conhecendo técnicas novas, copiar e adequar ao nosso município para melhorar o atendimento ao público”, disse a prefeita.

Receberam a certificação ainda aqueles prefeitos que mais incluíram no plano de governo o uso da tecnologia para melhorar algum setor da administração pública, conforme levantamento feito pela Rede Cidade Digital. Além de Caraguatatuba, Ilhabela e Lourdes, São José dos Campos, Monteiro Lobato, Aparecida, Bauru e Mogi das Cruzes foram reconhecidos como Projetos Inovadores de 2017. “A tendência é cada vez mais a inserção de tecnologia no planejamento municipal. Não existe outro caminho para dar mais eficiência para a gestão pública”, avaliou o diretor da RCD, José Marinho.

O I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista teve o patrocínio da Panasonic, Teltex Tecnologia, Caragua Luz e Urbeluz, além do apoio estratégico da Linktel e apoio da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (CODIVAP) e Costabela Apart Hotel e Pousadas.