Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Ônibus já possuem Wi-Fi à bordo em Maringá (PR)
Ônibus já possuem Wi-Fi à bordo em Maringá (PR)

06/12/2017 15:59h

Ônibus já possuem Wi-Fi à bordo em Maringá (PR)

Frota operacional da TCCC já tem WiFi à bordo e até sexta-feira os ônibus reservas também terão internet grátis

TCCC implanta Wi-Fi em nova frota de ônibus do
município FOTO:DIVULGAÇÃO

Todos os ônibus da frota operacional da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) já estão circulando com internet gratuita à bordo. O diretor-geral da concessionária do transporte coletivo de Maringá, Roberto Jacomelli, disse que apenas os ônibus reservas ainda não têm WiFi.

“Estamos aguardando alguns modens chagarem em Maringá, mas a previsão é que até sexta-feira já estejam todos funcionando”, afirmou. Segundo Jacomelli, o serviço oferecido é uma “internet comum”. A empresa utiliza um cartão de dados da operadora Tim, com velocidade 4G.

Ele informou que de 40 a 45 pessoas podem estar conectadas simultaneamente, mas que estão sendo feitas avaliações diárias no sistema. “Nós tivemos nos primeiros dias cerca de 10 mil acessos, mas vamos divulgar mais para os nossos usuários. Acreditamos que o número pode ser bem maior do que isso.”

De acordo com Jacomelli, foram investidos R$ 200 mil em equipamentos, além de R$ 30 mil que devem ser gastos mensalmente para a manutenção do sistema. Ele disse que os custos não serão repassados no preço da passagem: “É o que nós acertamos com a administração pública, que não terá repasse na tarifa”.

Jacomelli informou que o próximo passo é a instalação de câmeras de segurança em todos os ônibus até o final de fevereiro de 2018. “A gente acredita que isso pode trazer mais confiabilidade e segurança para os usuários, além da inovação”, disse.

O diretor da TCCC também informou que seis ônibus novos devem chegar em janeiro, com ar-condicionado e um novo layout proposto pela prefeitura.

“Os novos veículos, com ar-condicionado, têm um gasto maior de combustível e necessita de mais investimos. É importante que tenhamos a oportunidade de avaliar junto a prefeitura”, ponderou.


Para Jacomelli é “impossível” a instalação de ar-condicionado na frota atual do transporte coletivo, conforme o prefeito Ulisses Maia disse, durante o último “Bate Papo com o Prefeito” na sexta-feira (1/12), ter exigido da empresa.

“Os ônibus atuais não foram preparados para essa finalidade, os custos não justificam”, afirmou Jacomeli.

Via Maringá Post