Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Prefeitura de Barra do Piraí inicia implantação do projeto “Cidade Digital”
Prefeitura de Barra do Piraí inicia implantação do projeto “Cidade Digital”

07/12/2017 15:56h

Prefeitura de Barra do Piraí inicia implantação do projeto “Cidade Digital”

Previsão é de que em um ano o município esteja 100% integrado e conectado

A Prefeitura de Barra do Piraí (RJ), através da Secretaria de Inovação e Tecnologia da Informação, deu o pontapé inicial à nova etapa do projeto “Cidade Digital”. Nesta fase, serão instalados cerca de 100 pontos de internet em alta velocidade por todo o município. A primeira parte já começou, uma vez que as Praças Nilo Peçanha, Júlio Braga e Pedro Cunha (Largo da Feira), no Centro, já receberam a rede de fibra ótica.

Durante a primeira etapa, a rede será instalada e disponibilizada publicamente em 88 pontos, espalhados, estrategicamente, pelo município, incluindo todos os distritos. A segunda fase inclui a colocação de pontos de acesso em todas as escolas municipais e postos de saúde, além das secretarias municipais. A terceira será a criação de aplicativos que facilitam a vida da população e aumentam a comunicação das pessoas com a esfera pública.

O secretário de Tecnologia da Informação, Alexandre José Martins, falou sobre a expectativa do novo plano para a cidade. “A previsão é de que, em um ano, a cidade esteja 100% integrada e conectada. Isso é um enorme avanço para Barra do Piraí. Com gestão e trabalho duro, conseguiremos melhorar o município”, disse.

O prefeito Mário Esteves destacou os planos para o futuro, após a integração total do município. “A Cidade Digital nos possibilitará a criação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), nos mesmos moldes da unidade de Volta Redonda, que é referência para o país. No fim do nosso governo, Barra do Piraí será outra cidade, muito mais moderna, conectada e preparada para o futuro. Preparada de verdade, para crescer e se desenvolver pelo menos pelos próximos 20 anos”, finalizou.

Via Prefeitura de Barra do Piraí