Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - PM utiliza aplicativo para combater crime em Rondonópolis (MT)
PM utiliza aplicativo para combater crime em Rondonópolis (MT)

11/12/2017 14:20h

PM utiliza aplicativo para combater crime em Rondonópolis (MT)

Aplicativo auxilia na prevenção da violência na região além de facilitar o recebimento de denúncias

A ferramenta possibilita falar diretamente com a
população no combate ao crime Foto: Maricelle Lima
Vieira

O trabalho ostensivo do Comando Regional IV de Rondonópolis em prevenir e combater a criminalidade, tem como ferramenta o aplicativo Whatsapp, nos 18 programas operacionais desenvolvidos nos 15 municípios da região. A iniciativa é direcionada a segmentos específicos como escolas, postos de combustíveis, agências bancárias, hotéis, comunidades rurais, restaurantes, entre outros.

São segmentos com circulação de pessoas que acabam potencializando possíveis ocorrências de crime. Nos hotéis, por exemplo, em qualquer atitude suspeita é possível contribuir para ações policiais preventivas e repressivas, principalmente no combate a crimes hediondos.

Exemplo prático que culminou na prisão em fragrante de uma quadrilha especializada em contrabando de cigarros, no município de Alto Taquari. O grupo chamou atenção e a guarnição foi acionada. Diante disso, o aplicativo estabelece um canal de interação entre a polícia com a comunidade e, assim, ter acesso rápido e fácil às denúncias.

O comandante do CR IV, tenente-coronel PM Wilker Soares, destaca que a ideia é trazer a Polícia Militar para junto da comunidade, de forma integrada garantindo a sensação de segurança.

“A ferramenta possibilita falar diretamente com a população no combate ao crime e facilita no recebimento de denúncias, além do canal proporcionar uma aproximação com a comunidade para outras situações que não sejam, necessariamente, uma denúncia”, explica.

Outra referência é a redução dos assaltos em saída de banco, em Rondonópolis, segundo o major PM, Lauro Márcio Osorio da Silva que destaca o grupo denominado ‘saidinha de banco’. “Em qualquer situação fora do padrão, acontece à troca de informação, todos ficam atentos”.

Via 24 horas news