Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Câmara de Caxias do Sul (RS) é destaque em investimentos em tecnologia
Câmara de Caxias do Sul (RS) é destaque em investimentos em tecnologia

Por Vinicius Rech em 13/12/2017 15:08h

Câmara de Caxias do Sul (RS) é destaque em investimentos em tecnologia

Vereadores ressaltam impactos positivos das iniciativas no Legislativo e comunicação com os munícipes

Felipe Gremelmaier Presidente da Câmara de Vereadores
de Caxias do Sul em Congresso realizado pela RCD em
São Jóse dos Pinhais (PR) FOTO: Gabriel Moro

A Câmara de Vereadores de Caixas do Sul (RS) vem se destacando com suas novidades voltadas ao setor de tecnologia, impactando principalmente no quesito da comunicação com imprensa e população. O Parlavox e o Acredita Caxias, desenvolvidos pelos vereadores Felipe Gremelmaier e Alberto Meneguzzi, respectivamente, receberam durante o 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, realizado em São José dos Pinhais, o título de Projeto Inovador 2017.

Segundo o presidente da Casa, vereador Felipe Gremelmaier, o sistema multimídia Parlavox, implantado pelo setor de taquigrafia, tem facilitado o trabalho da imprensa e acesso dos munícipes às informações discutidas pela Câmara. A ferramenta, que oferece recurso de textos, gravação de vídeo e transmissão ao vivo nas sessões e votações realizadas na Casa, deu visibilidade ao trabalho dos vereadores. O número de acessos ao site passou de 285 no passado para 30 mil até o momento. “Buscamos com o Parlavox modernizar e levar transparência na comunicação, assim aumentando a duração e qualidade dos debates na Câmara”, destacou Gremelmaier.

Demandas – Já o aplicativo Acredita Caxias, criado pelo vereador Alberto Meneguzzi, se tornou um novo meio para receber os pedidos dos moradores. O assessor Felipe Padilha explica que a inovação veio para facilitar e agilizar o processo diante da dificuldade dos munícipes em levar reclamações até os políticos. “O aplicativo busca alcançar um elo de comunicação entre a comunidade e o poder público, dando informação e principalmente respostas rápidas para os problemas enfrentados pela população”.

Nos últimos dois meses, desde o lançamento do Acredita Caxias, o número de downloads feitos chegaram a 260, possuindo uma média de 70% das solicitações encaminhadas resolvidas. As demandas envolvem reparos de buracos em vias e calçadas, podas ou coleta de árvores, vazamento de esgoto, substituição de lâmpadas da iluminação pública, entre outras.