Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Jundiaí é a primeira da América Latina a ter pagamento de passagem com cartão
Jundiaí é a primeira da América Latina a ter pagamento de passagem com cartão

14/12/2017 14:25h

Jundiaí é a primeira da América Latina a ter pagamento de passagem com cartão

Toda frota de transporte público do município conta com a nova tecnologia; No mundo todo, apenas Londres conta com o sistema.

Passageiros que utilizam o sistema de transporte público de Jundiaí (SP) agora podem pagar a passagem com cartão de crédito, débito ou pré-pago que disponham da tecnologia contactless (de aproximação), disponível a partir desta quarta-feira (13) em toda a frota. O Município é o primeiro da América Latina a oferecer essa alternativa de pagamento aos usuários de ônibus, implementada em parceria com a iniciativa privada sem custos para a Prefeitura. No mundo todo, apenas Londres conta com o sistema.

A novidade está em linha com a meta desta gestão de fomentar o uso da tecnologia para melhorar o serviço oferecido à população. “Essa é mais uma alternativa de pagamento oferecida aos 110 mil usuários que utilizam o transporte de Jundiaí diariamente. Temos a preocupação de qualificar o sistema e torná-lo acessível, daí a escolha para que a nossa cidade pudesse sair na frente”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Silvestre Ribeiro, a iniciativa oferece mais comodidade e agilidade ao usuário, além de aumentar a segurança dentro do ônibus com a menor circulação de dinheiro. “Optamos pela tecnologia de aproximação porque ela é tão ágil quanto o sistema de bilhete único já existente, ou seja, não vai gerar filas e atrasar a operação. É uma boa saída, por exemplo, para os usuários esporádicos”, destaca.

O gestor acrescenta que a medida faz parte de um conjunto de melhorias em todo o sistema de transporte público que vem sendo realizado desde o início do ano. “Retiramos as gaiolas, fizemos manutenções nos terminais, como limpeza e reforma de telhados, reorganizamos algumas linhas e já instalamos GPS e câmeras em todos os ônibus”, aponta Silvestre. Com a implantação do GPS, a expectativa é de que no ano que vem já seja possível lançar um aplicativo para que o usuário acompanhe todo o trajeto feito pelo ônibus.

A possibilidade de pagar a passagem com cartão também faz parte do conceito de cidade inteligente, outra prioridade desta gestão. “A tecnologia aliada à mobilidade urbana é fundamental para o futuro das cidades. É mais conveniência para o cidadão que poderá pagar a passagem com o mesmo cartão que paga suas contas”, comenta o presidente da Autopass (responsável pela implantação do novo método de pagamento), Rubens Gil Filho.

Usuário do sistema todos os dias, o estudante Gabriel Giacomin aprovou a novidade. “Quanto mais opções para pagar a passagem, melhor para o usuário. Os perfis de quem usa o transporte público são diferentes e é importante atender a todos com a mesma qualidade”, opina.

Como usar o cartão
Para o cidadão que quer ter seu cartão de crédito, débito ou pré-pago, como mais uma opção de pagamento de passagem de ônibus, é necessário checar se já possui a tecnologia contactless, identificado no plástico com um símbolo parecido com o sinal de wi-fi. O cartão com a nova tecnologia deve ser solicitado pelos próprios usuários interessados diretamente com o gerente do banco que opera, em qualquer instituição bancária.

Para estimular o uso, serão distribuídos 50 mil cartões pré-pagos da Acesso, com bandeira Mastercard, na Transurb, que fica no Terminal Central. Após receber o cartão pré-pago, basta ativá-lo, fazer uma recarga e começar a usar. O cartão pré-pago poderá ser utilizado, inclusive, em outras compras em qualquer estabelecimento comercial que aceite cartões de crédito.

Via Prefeitura de Jundiaí