Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Campo Largo assina acordo para criar plano básico de cidade inteligente
Campo Largo assina acordo para criar plano básico de cidade inteligente

15/12/2017 14:36h

Campo Largo assina acordo para criar plano básico de cidade inteligente

Companhia de energia municipal vai criar uma rede de iluminação pública inteligente com uso de fibras ópticas

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) assinou nesta quinta-feira (14) um acordo de cooperação técnica com a prefeitura de Campo Largo (PR) para a criação de um plano básico de cidade inteligente. A ideia é usar a infraestrutura de conexão à banda larga da cidade, parcerias privadas e outros atores locais para dotar o município de serviços inteligentes.

A Companhia de Energia do município vai criar uma rede de iluminação pública inteligente com uso de fibras ópticas. A partir dessa iniciativa, a infraestrutura pode ser usada para conectar outras áreas como segurança pública, saúde, educação e gestão. Os investimentos em rede e equipamentos ficarão a cargo do município.

Para o diretor de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes, o plano criado para a cidade pode ser um padrão para outros municípios. Além disso, a contribuição do ministério está alinhada às políticas da pasta, que já tem um projeto de Cidades Digitais e trabalha no Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT).

“A questão mais importante é que a gente pode construir um modelo a partir do qual a prefeitura, a iniciativa privada e outros atores locais possam fazer a construção da cidade inteligente. Nosso papel é articular parceiros e trazer boas práticas. A companhia de energia elétrica vai fazer o investimento e aproveitar a estrutura em outras aplicações”, detalhou.

Esse é o primeiro acordo do tipo assinado pelo MCTIC. 

Via IPNews