Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Parceria garante acesso público gratuito à internet em Rio das Antas (SC)
Parceria garante acesso público gratuito à internet em Rio das Antas (SC)

09/01/2018 15:30h

Parceria garante acesso público gratuito à internet em Rio das Antas (SC)

Município busca implantar melhorias na internet aos cidadãos

Acesso gratuito de internet é ofertado a população
foto:divulgação

Desde o início do mês de dezembro de 2017 quem transita por alguns locais públicos de Rio das Antas já pode acessar a rede mundial de computadores gratuitamente. É que a Administração Municipal, através de uma parceria com uma empresa da área de internet, disponibilizou pontos de acesso Wi-Fi em que é possível conectar qualquer tipo de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks.

Foram disponibilizados quatro pontos de acesso gratuito à internet: um na praça central que atende também usuários do terminal rodoviário e um no ginásio municipal de esportes em Rio das Antas. E no distrito de Ipoméia, um no ponto de ônibus localizado às margens da rodovia e outro em frente à escola, e que atende também usuários do posto de saúde.

A parceria público/privada foi firmada com a empresa que já presta serviços de informática e acesso à internet em Rio das Antas, e não terá custos com assinaturas, nem para o usuário, nem para a Prefeitura. “A única contrapartida que o usuário terá será o compartilhamento automático da página oficial do município na rede social Facebook”, explica Fabio Marcon, diretor da empresa.

Segundo Marcon, a disponibilização dos pontos de acesso só foi possível graças à parceria com a prefeitura, que cedeu os locais e os pontos de energia elétrica necessários, enquanto a empresa disponibilizou os equipamentos e a instalação. Ele explica também que o usuário só poderá acessar à internet nestes pontos utilizando a ferramenta Wi-Fi social, da rede Facebook. “Desta forma teremos o registro das informações de quem acessou a rede, como prevê o marco regulatório da internet, sem a necessidade de criarmos uma estrutura para isso, já que o Facebook oferece gratuitamente essa ferramenta”.

Para o prefeito Ronaldo Loss a disponibilização da internet gratuita em pontos públicos em Rio das Antas vem de encontro a uma necessidade de comunicação. Segundo ele, em pleno século 21 as pessoas estão maciçamente conectadas através desta tecnologia e o poder público não pode ficar alheio a essa necessidade. “Firmar essa parceria e viabilizar o serviço gratuito significa possibilitar a todo cidadão rioantense o direito a comunicação, utilizando todas as ferramentas que a internet oferece, inclusive de telefonia, como no caso de Ipoméia onde temos alguns problemas de sinal da telefonia móvel”, acrescenta.

Via Prefeitura de Rio das Antas