Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Americana testa aplicativo para monitorar presos
Americana testa aplicativo para monitorar presos

10/01/2018 15:06h

Americana testa aplicativo para monitorar presos

Proposta é auxiliar Guarda e PM durante ações preventivas e de combate

Aplicativo 'Mapa do Crime' é usado por guardas e
policiais de Americana (Foto: Reprodução / EPTV)

Policiais militares e guardas municipais de Americana (SP) começaram a testar um aplicativo de celular que indica os endereços dos presos beneficiados pela "saidinha" do fim de ano. A ferramenta chamada de "Mapa do crime", de uso exclusivo pelas corporações, foi disponibilizada em dezembro com a proposta de auxiliá-las durante as ações preventivas e de combate aos crimes.

"O monitoramento é feito com uma certa rapidez, em razão de que a gente observa os locais exatos para se direcionar", explica o inspetor da Guarda Valdomiro Bianchi.

Ao todo, 150 detentos foram beneficiados em Americana. Caso um deles esteja em área onde houve um crime e seja considerado suspeito pela prática, o aplicativo facilita as ações de segurança.

"O próprio patrulheiro vê se ele está nesse local de concentração criminal e o nosso planejamento estratégico é facilitado. O beneficiado, quando vê que é monitorado, ele pode ficar um pouco mais inibido a cometer delitos", avalia o PM Adriano Rédua.

Ao todo, 4,5 mil detentos deixaram o Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia para a saída temporária de Natal e Ano Novo, segundo dados fornecidos pelo Sindicato dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (Sindespe) à EPTV, afiliada da TV Globo.

Via G1