Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Iniciativa vai levar sinal via rádio gratuito aos bairros de Carambeí
Iniciativa vai levar sinal via rádio gratuito aos bairros de Carambeí

11/01/2018 12:01h

Iniciativa vai levar sinal via rádio gratuito aos bairros de Carambeí

Cadastros já podem ser realizados pelo site e na prefeitura

A Prefeitura de Carambeí (PR), por meio do Departamento de Informártica, informa que já está sendo feito o cadastramento para acesso a internet gratuita através do projeto “Carambeí Digital”.

Para isso, os interessados devem fazer o preenchimento on line do termo de adesão disponível no link http://digital.carambei.pr.gov.br/ ou diretamente na Prefeitura Municipal/Setor de Protocolo. Único requisito é estar em dia com o IPTU. O acesso gratuito a internet nos domicílios terá alcance em toda área urbana, e na sequencia se estenderá para a área rural (região do Catanduvas).

O projeto iniciou com o sinal de internet gratuita na Praça Cívica e logo após no Terminal Rodoviário seguido com a instalação de hot spots, totalizando seis pontos de wi-fi gratuito. De acordo com o coordenador do projeto e diretor do departamento de informática, Edison Rodrigo Moura, a instalação de 10 torres de transmissão, realizada durante 2017, garantiu a viabilidade do projeto “Carambeí Digital”. Ele informa que o serviço de internet nos domicílios, sem custo, já é uma realidade. “Já realizamos os testes, colocando o serviço de internet disponível em várias residências e o resultado foi um sucesso. A partir de agora, todo munícipe que desejar poderá se cadastrar para usufruir desse serviço”, explica.

A recepção do sinal necessita de uma antena que atenda especificação técnica, que consta no "Termo de Aceite", na página do cadastro. “O equipamento pode ser adquirido em loja especializada e preferencialmente instalado por técnico", avisa Moura. Ele ressalta que das dez torres, cinco foram instaladas no perímetro urbano e cinco para atender a região do Catanduva, que entrará em fase de testes a partir do próximo ano.

O sistema do projeto "Carambeí Digital" utiliza tecnologia via Rádio, na frequência de 5,8 GHZ, com serviços de comunicação de dados, soluções de conectividade e suporte técnico, capaz de prover futura operacionalização de sistemas transacionais, de Informática, corporativos, de gestão empresarial, impressão, acessos às bases de dados institucional, a informações e serviços na WEB, videoconferência, comunicação corporativa através de tecnologia IP.

Edison Rodrigo destaca que um dos principais objetivos do projeto é a interligação de todos os departamentos e secretarias do serviço público municipal com dados “full time” disponibilizados para maior eficiência dos serviços prestados a comunidade. Ele informa que o departamento de Informática trabalha para que até meados de 2018, todos os envolvidos com a prestação de serviços públicos possam estar completamente interligados. “Nesse ambiente público haverá além da economia com pagamentos de serviços da internet, também a redução das contas de telefonia fixa, a custo zero entre os departamentos municipais e ainda um controle absoluto das ligações”, esclarece Moura.

O prefeito Osmar Blum desde o início de sua administração teve atenção voltada a melhorar o acesso a internet para o município, principalmente porque a deficiência desse serviço era grande. Na busca por propiciar a população acesso a tecnologia de informação e comunicação para melhorar a gestão dos serviços públicos e simplificar a vida dos cidadãos, realizou visitas a alguns municípios para conhecer e entender a dinâmica do projeto "Cidade Digital". Dessa maneira junto ao departamento de Informática iniciou o projeto que já está em funcionamento e segue com sistema de alta tecnologia e qualidade.

SEGURANÇA

O projeto “Carambeí Digital” trará também mais segurança à população, por meio de câmeras de vigilância que serão instaladas em locais estratégicos. Moura conta que a princípio serão cinco pontos de monitoramento com equipamentos que serão adquiridos com a liberação de recursos na ordem de R$ 150 mil, anunciada pelo deputado estadual Plauto Miró Guimarães, na ocasião do aniversário de Carambeí.

"O diferencial desse sistema de vigilância e segurança está no arquivamento das imagens que será em nuvem, estando disponível 24horas de qualquer lugar por meio da internet. O sistema possibilitará o monitoramento colaborativo onde os munícipes poderão integrar suas câmeras residenciais ou de comércio nessa mesma nuvem", explica o coordenador.

Via Prefeitura de Carambeí