Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Gravataí já tem Wi-Fi público
Gravataí já tem Wi-Fi público

17/01/2018 14:31h

Gravataí já tem Wi-Fi público

Serviço oferecido pela Prefeitura está disponível em 18 pontos distribuídos em 12 praças do Município

Desde esta segunda-feira (15), a comunidade de Gravataí (RS) pode contar com acesso livre à internet via Wi-Fi, em 18 pontos distribuídos em 12 praças da cidade. Em uma segunda etapa, serão contempladas mais três praças na região das COHABs, quando todos os usuários também poderão monitorar as câmeras, a partir de um aplicativo. O serviço foi anunciado pelo prefeito Marco Alba, durante o lançamento do projeto Gravataí Digital.

"A nossa cidade caminha sintonizada com os avanços tecnológicos e rumo à modernização. Estamos instalando pontos de Wi-Fi gratuitos nas praças para que a comunidade volte a ocupar os espaços públicos de forma segura, podendo se conectar, interagir e usufruir de todos os benefícios e praticidades que este novo serviço proporciona", destacou Marco Alba, acrescentando que os pontos estão localizados em praças e parques com maior fluxo de pessoas.

Para acessar, basta o usuário se conectar à rede Wi-Fi Gravataí Digital, efetuar o cadastro (que é feito somente no primeiro acesso), receber um código e começar a usar o serviço. Cada pessoa poderá utilizar a rede por até duas horas por dia, em qualquer uma das 12 praças.

A disponibilização de internet para a população é mais uma etapa de modernização tecnológica no município a partir da instalação de 300 km de rede de fibra ótica, que interliga todos os órgãos públicos da administração municipal.

As praças que oferecem Wi-Fi gratuito são: Dom Feliciano, da Bíblia, Quiosque, Parcão, da Várzea, Getúlio Vargas, Sinval Dias Barbosa, Ambiental, Morada do Vale III, Neópolis, Tuiuti, Vila Rica e Parque dos Anjos. Além do sistema de Wi-Fi, as 12 praças receberão câmeras de segurança cujas imagens, em alta definição, poderão ser acompanhadas em tempo real, 24 horas por dia, por todos os cidadãos, através do aplicativo Gravataí Digital, que é gratuito.

As filmagens serão permanentemente monitoradas pela Guarda Municipal através da Central de Videomonitoramento, juntamente com as demais câmeras de segurança que já começaram a ser instaladas nas escolas da rede municipal, na última semana. Ambos os serviços integram o projeto do governo na área da Segurança, respeitando e atendendo a um anseio da comunidade gravataiense.

Estiveram presentes no ato de assinatura a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba, o vereador Clebes Mendes, e os secretários titular para Assuntos de Segurança Pública, coronel Flávio Lopes; e substituto, GM André Brito; substituto de Serviços Urbanos, Paulo Garcia; o titular de Obras Públicas, Paulo Martins; e o titular de Governança e Comunicação Social, Claiton Manfro.

Via Prefeitura de Gravataí