Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Inscrições abertas para o III Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí
Inscrições abertas para o III Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí

Por Sharlene Sarti em 19/01/2018 14:19h

Inscrições abertas para o III Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí

Encontro será realizado no mês de fevereiro em Balneário Piçarras, no Museu Oceanógrafo Univali

Região inovadora, os municípios da Foz do Rio Itajaí terão mais um encontro no próximo mês voltado para tratar de tecnologia nos serviços públicos. Estão abertas as inscrições para o III Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Balneário Piçarras, no dia 07 de Fevereiro, com objetivo de facilitar a interação entre os gestores e o investimento nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

O evento, gratuito para servidores públicos, é direcionado para prefeitos, gestores e vereadores e será realizado no Museu Oceanógrafo Univali. As inscrições podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/.

O prefeito de Piçarras, Leonel Martins, frisa a importância do encontro para fomentar a modernização dos municípios da região. “O Fórum vem ampliar as discussões referentes à tecnologia dentro do setor público e traz consigo a troca de experiências entre gestores, fomentando a desburocratização e o desenvolvimento do município através de suportes tecnológicos”, afirma o prefeito.

Itajaí e Navegantes sediaram as edições anteriores, reunindo ao todo gestores de cerca de 50 municípios do Estado. O tema ganha cada vez mais espaço na agenda dos municípios, conforme ressalta o diretor da RCD, José Marinho, pela necessidade de se reduzir custos e otimizar a gestão, prestando um melhor atendimento à população. “As cidades digitais e inteligentes estão à frente no processo de desenvolvimento e por este motivo tem atraído a atenção de prefeitos”, observa o diretor da RCD.

Marinho ressalta ainda o destaque da região representada pela Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), abrangendo cidades digitais referências no Estado como Bombinhas e Itajaí, e pela organização da entidade ao instituir um planejamento estratégico em tecnologia chamado INOVAMFRI. O projeto contempla ações com base nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) visando o desenvolvimento socioeconômico regional, uma iniciativa inédita no país voltada para inovação.

Na pauta do encontro constam modelos de gestão digital em andamento, políticas públicas e serviços de mercado, preparando as discussões para o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que acontecerá em abril, em Lages.

As inscrições para o III Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/