Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Prefeitura de Juiz de fora (MG) deve ampliar câmeras de monitoramento do trânsito
Prefeitura de Juiz de fora (MG) deve ampliar câmeras de monitoramento do trânsito

22/01/2018 14:28h

Prefeitura de Juiz de fora (MG) deve ampliar câmeras de monitoramento do trânsito

Chamada pública para empresas interessadas será realizada em 24 de janeiro. Mais 15 câmeras serão instaladas em cruzamentos da cidade.

Atualmente 12 pontos considerados estratégicos já
são monitorados pelo sistema da Settra Foto: Roberta
Oliveira

Será realizada no dia 24 de janeiro a chamada pública para ampliação do sistema de monitoramento por câmeras pelo Centro de Controle e Monitoramento da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) de Juiz de Fora. O edital com todas as informações necessárias às empresas interessadas está disponível no site da Prefeitura e prevê a colocação de mais 15 câmeras em diversos pontos da cidade.

A Settra informou ao G1 que a expectativa é que a empresa atenda a todos os pontos colocados no edital e que não haverá investimento da Settra, já que é um chamamento público. O valor a ser investido será feito pela empresa ganhadora. A previsão é de que o trâmite se conclua ao longo do primeiro semestre deste ano.

Conforme o aviso, a chamada pública será realizada pela Comissão Permanente de Licitação (CPL) para o credenciamento de empresas interessadas, inclusive, a atual empresa poderá se candidatar. O edital estabelece os requisitos técnicos, operacionais e funcionais dos equipamentos a serem utilizados.

As novas câmeras serão instaladas nos seguintes cruzamentos:

- Av. Andradas X Engº Moraes Sarmento

- Av. Andradas X Rua Barão de Cataguases

- Av. Andradas X Rua Mariano Procópio

- Av. Barão do Rio Branco X Rua Santa Rita

- Av. Brasil X Rua Tereza Cristina

- Av. Olegário Maciel X Rua Benjamin Constant

- Av. Olegário Maciel X Rua Espírito Santo

- Av. Paracatú X Av. Br. Rio Branco

- Av. Pres Juscelino Kubtscheck X Rua Tomáz Gonzaga

- Av. Pres. Itamar Franco X Av. Dr. Paulo Japiassú Coelho

- Av. Pres. Itamar Franco X Rua Chanceler Oswaldo Aranha

- Av. Getúlio Vargas X Rua Mister Moore

- Rua Bernardo Mascarenhas x Rua Gen. Gomes Carneiro

- Rua Mariano Procópio x Av. Rui Barbosa

- Rua Santo Antônio X Rua Halfeld

Balanço de autuações 2017

Nesta semana, a Secretaria divulgou o balanço do número de autuações por infrações de trânsito registradas em 2017. Foram 84.552 autuações, contra 97.279 em 2016, uma queda de 13,08%. Os dados são do Sistema de Gerenciamento de Infrações de Trânsito da Settra.

Os motivos apontados são a consequência do trabalho dos agentes do Departamento de Fiscalização de Transporte e Trânsito (DFTT), aliado à inserção de equipamentos eletrônicos e do videomonitoramento. Além das campanhas educativas realizadas pela Settra e parceiros.

Ao G1, a Settra avaliou como positiva a fiscalização através do sistema de câmeras na cidade. "Deu mais agilidade ao trabalho, melhorando o tempo de reação em caso de ocorrências, já que facilita o deslocamento de viaturas. Foi possível reduzir o número de autuações registrada, este é um ponto fundamental. Principalmente o estacionamento irregular, em locais onde estão instaladas as câmeras este tipo de infração diminui bastante".

De olho no trânsito

Os uso dos equipamentos do Centro de Controle e Monitoramento (CCM) para multar motoristas foi anunciado no fim de março de 2017, quando os agentes estavam em treinamento. Em abril, começou a sinalização para avisar aos motoristas sobre a nova função das câmeras, que vão servir como fonte para fiscalizar, autuar e multar condutores. No dia 5 de maio, a medida entrou em vigor. No primeiro mês em vigor, foram 66 autuações, segundo a Settra.

Os equipamentos eletrônicos de fiscalização estão instalados na Avenida Barão do Rio Branco, em frente ao Sport Club, nos cruzamentos da Avenida Brasil e Rua Benjamin Constant e na Avenida Doutor Paulo Japiassú Coellho, esquina com Rua Tom Fagundes. Em todos estes locais eles funcionam nos dois sentidos.

As câmeras foram instaladas nos cruzamentos entre as avenidas Rio Branco e Brasil, Rio Branco e Getúlio Vargas, Presidente Itamar Franco e Getúlio Vargas, Rio Branco e Rua Marechal Floriano Peixoto, Francisco Bernardino e Rua Marechal Deodoro, Rio Branco e Francisco Bernardino, Francisco Bernardino e Rua Benjamin Constant, Rio Branco e Presidente Itamar Franco, Presidente Itamar Franco e Rua Monsenhor Gustavo Freire, Rio Branco e Doutor José Procópio Teixeira, Rua Benjamin Constant e Avenida Brasil e Barão do Rio Branco e Rua Doutor Romualdo.

Via G1