Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Inscrições abertas para o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em Lages
Inscrições abertas para o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em Lages

Por Sharlene Sarti em 30/01/2018 11:55h

Inscrições abertas para o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em Lages

Maior município em extensão territorial de SC investe em tecnologia para se tornar referência na área

Pela primeira vez, a região serrana do Estado estará no centro das discussões sobre tecnologia no desenvolvimento, principalmente, dos pequenos e médios municípios. Nos dias 19 e 20 de abril, Lages sedia o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, evento gratuito para gestores públicos, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Lages. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo http://congressosc.redecidadedigital.com.br

Segundo o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é estimular o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação cada vez mais nas cidades, no sentido de resolver os problemas que afetam os moradores diariamente. Ele adianta que a programação é construída a partir de modelos em andamento, políticas públicas e soluções de mercado. Reconhecido como o maior encontro sobre tecnologia para localidades de pequeno e médio porte, Marinho também atribui tal sucesso pela abordagem de temas mais próximos da realidade local. 

Controle de gestão e inclusão social refletem alguns dos principais ganhos de uma cidade digital, na opinião do diretor da iniciativa. “A cidade passa a ser mais organizada e melhor gerida a partir de dados para tomada de decisão. Isso também reflete no aumento em recursos federais e estaduais. Os ganhos em eficiência aparecem nas principais pastas como finanças, Educação e Saúde devido ao maior controle aplicado, além da atração de novas empresas pelo ambiente de facilidades que se encontra. A economia local e criativa cresce também quando a cidade digital é explorada pela população”, avalia Marinho.

Florianópolis e Bombinhas sediaram as edições anteriores do Congresso, reunindo ao todo prefeitos, gestores e vereadores de 200 municípios.

A escolha da cidade-sede: Lages vem se destacando pelos investimentos voltados para desburocratização dos processos e fomento à inovação. Entre as ações estão a criação do primeiro parque tecnológico de Santa Catarina, a implantação de grande infraestrutura de rede em fibra óptica e o Programa Lages Cidade Empreendedora. “Queremos melhorar a qualidade da informação para tomada de decisão e, consequentemente, o serviço prestado à população. E o Congresso, além da visibilidade, vem nos ajudar trazendo novas ideias, chamando a atenção da população para essa nova fase que Lages entra”, afirma o prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese.

Serviço:
3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
Lages - 19 e 20 de abril
Inscrições gratuitas para servidores públicos:
http://congressosc.redecidadedigital.com.br

Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812