Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Bombinhas apresenta avanços da cidade digital a gestores do Estado
Bombinhas apresenta avanços da cidade digital a gestores do Estado

Por Sharlene Sarti em 31/01/2018 16:04h

Bombinhas apresenta avanços da cidade digital a gestores do Estado

Prefeita Paulinha é uma das palestrantes do III Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí, que será realizado em Balneário Piçarras

Prefeita Ana Paula da Silva recebeu nos últimos dois
anos o título de prefeita inovadora, reconhecimento
entregue durante os Congressos Catarinenses de Cidades
Digitais, promovidos pela RCD, em 2016 e 2017.

A prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, apresenta, no próximo dia 07 de fevereiro, os avanços tecnológicos do município a gestores do Estado durante o III Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí, que será realizado em Balneário Piçarras, pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Piçarras.

Prefeitos, secretários e gestores de 30 municípios já estão inscritos para o encontro que visa promover a troca de experiências para facilitar a implantação de melhorias no atendimento à população através das Tecnologias da Informação e Comunicação.

São diversas inovações implantadas em Bombinhas que vem garantindo maior eficiência da administração municipal e resultaram em reconhecimento ao município. Bombinhas foi considerada pelo Conselho Federal da Administração a terceira melhor gestão do Brasil e a primeira de Santa Catarina. “E eu asseguro que a tecnologia foi decisiva. Ela pode ajudar a resolver qualquer problema que você tenha”, destaca a prefeita Paulinha, que recebeu nos últimos dois anos o título de prefeita inovadora, reconhecimento entregue durante os Congressos Catarinenses de Cidades Digitais, promovidos pela RCD, em 2016 e 2017.

Os investimentos nos últimos quatro anos na área de tecnologia e digitalização da gestão somam quase R$ 6 milhões, dentre eles estão a aquisição de equipamentos de informática, tablets para os alunos da rede municipal de ensino, compra de microchips e leitores digitais para controle dos animais, instalação de câmeras (são 15 instaladas em locais estratégicos da cidade), aquisição de sistemas e softwares de gerenciamento de dados, instalação de 14 pontos de internet gratuita, cabeamentos de fibra ótica, entre outros. O município também teve um acréscimo de R$22 milhões em 12 meses apenas com investimentos em sistemas de georreferenciamento.

A prefeita ressalta a informatização da Saúde como um dos principais ganhos. Além do prontuário médico e controle de medicamentos, por exemplo, a comunicação online tem melhorado o atendimento dos pacientes para exames e marcação de consulta. “Essas e outras inovações sistêmicas têm colocado Bombinhas como a melhor gestão de saúde em atenção básica do Brasil por três anos consecutivos, mas o melhor é ver a população satisfeita”, observou a prefeita.

Além da prefeita Paulinha, estão confirmados para o III Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí os prefeitos de Rio do Sul, José Thomé, além do vice-prefeito, atualmente prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese, para o compartilhamento das iniciativas em seus municípios. O encontro será realizado no auditório do Museu Oceanógrafo Univali, a partir das 8h30. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br.

O Fórum tem o patrocínio da Celk Sistemas, Yukaline Informática e da Editora Positivo, além do apoio institucional da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e do Itacolomi Hotel.

Serviço:
III Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí
07 de Fevereiro - Balneário Piçarras
Local: Museu Oceanógrafo Univali
Início: 8h30
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br