Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Totens de monitoramento melhoram a segurança de Balneário Camboriú
Totens de monitoramento melhoram a segurança de Balneário Camboriú

06/02/2018 10:11h

Totens de monitoramento melhoram a segurança de Balneário Camboriú

Equipamento, em fase de testes, envia dados por meio de fibra ótica até a central de segurança

Sistema facilita a identificação de veículos
roubados e furtados

A segurança de Balneário Camboriú (SC) será reforçada pela instalação de um moderno sistema de monitoramento. Trata-se de totens que funcionam com câmeras fixas e móveis para ajudar no monitoramento de avenidas e praias facilitando a ação da Guarda Municipal.

Os totens funcionam com a leitura das placas dos veículos identificando automóveis roubados ou furtados que circulam dentro da cidade. Um alto falante emite alertas e recados assim que o botão de emergência for acionado, permitindo que o cidadão possa ser ouvido e visto nas telas pelos agentes direto da central de monitoramento.

“A principal vantagem do sistema é a redução do tempo de resposta em situações de emergência e até mesmo no combate ao tráfico de drogas. As imagens servem como provas que ajudam a Polícia Civil e a Justiça. Já o tempo de resposta no chamado de ocorrência reduziu de cinco para uma média de três minutos”, comparou o secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Gabriel Castanheira, durante a demonstração feita à imprensa na manhã desta quarta-feira (31).

O equipamento está em fase de testes, operando no limite da capacidade do sistema que consiste no envio de dados por meio de fibra ótica até a central de monitoramento. O funcionamento está previsto para os próximos 15 dias. “A eficiência é comprovada pelos dados de combate ao tráfico de drogas. O número de prisões aumentaram de dez para 35 comparado a janeiro do ano passado, sendo 31 flagrantes feitos pelos totens”, argumentou Castanheira.

Os dez totens fixados em pontos estratégicos de Balneário Camboriú funcionam com quatro câmeras fixas e uma giratória em 360 graus. A estrutura é blindada para evitar a ação de vândalos. Com a locação, manutenção e funcionamento do sistema, a prefeitura investirá R$ 1,6 milhão ao ano em recursos do Fundo Municipal do Trânsito, dinheiro arrecadado da cobrança de multas com finalidade específica.

Via Folha do Estado