Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Diadema implanta Secretaria Escolar Digital
Diadema implanta Secretaria Escolar Digital

09/02/2018 12:24h

Diadema implanta Secretaria Escolar Digital

Cidade será a primeira do Grande ABC a disponibilizar consulta online de informações sobre alunos da rede municipal

Piloto será na EMEB Profª Letícia Beatriz Pessa.
Foto Renata Nascimento

Acompanhar o desempenho do aluno por computador ou celular passou a ser uma realidade na rede municipal de Educação de Diadema (SP), a partir deste mês. O município é o primeiro da região do Grande ABC a contar com o sistema da Secretaria Escolar Digital (SED), uma plataforma digital que viabiliza o acesso a operações que envolvem o cotidiano diário da administração escolar, como a possibilidade da família acompanhar o desempenho do aluno. A novidade foi possível graças a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias de Educação.

O site será um canal para acompanhar a atribuição de aulas das unidades de ensino, emitir comunicados aos funcionários e mensagens (via sms) para os pais e responsáveis sobre a vida escolar dos alunos, como o agendamento de reuniões, carteirinha escolar, além de disponibilizar relatórios de freqüência, boletim escolar e ocorrências na escola.

“Essa é uma importante ferramenta para gerenciar os dados escolares de maneira informatizada. Além de realizar a consulta pelo computador, também teremos um aplicativo (APP) para smartfone que agilizará e facilitará o acesso, sem consumir o pacote de dados móveis do portador”, explicou a secretária de Educação, Tatiane Ramos.

O sistema não terá custo para a Prefeitura e vai beneficiar aproximadamente 33.000 estudantes da rede municipal e da conveniada, além de 4.000 funcionários, diretos e indiretos, da secretaria Municipal de Educação.

Como vai funcionar

No início do ano letivo, a própria escola cadastrará os alunos, as classes e os professores. Os profissionais da Educação e professores entram, no sistema por meio de login e senha, para alimentar com informações de presença, faltas e as notas dos estudantes. Os responsáveis pelos alunos poderão acessar estas informações via internet bimestralmente. Assim que o sistema estiver acessível, a escola em que a criança está matriculada irá liberar a senha de acesso.

Atualmente, as escolas utilizam o sistema apenas para as informações básicas como cadastro de matrículas e quantidade de classes. O uso de 100% da Secretaria Escola Digital está em fase de testes e a primeira a participar, como piloto, é a EMEB Profa. Letícia Beatriz Pessa, com 1.250 alunos. A expectativa é que até o final do ano, todas as 88 unidades escolares, da rede direta e conveniada, estejam incluídas no Sistema da SED.

Pioneirismo

A parceria entre Secretaria de Educação de Diadema e Secretaria do Estado de Educação foi firmada em 8 de dezembro do ano passado. Assim, Diadema passou a ser a primeira cidade do Grande ABC a adotar o sistema SED. Em todo o estado, apenas Diadema e Carapicuíba integram o projeto piloto para utilização do sistema.

Por ser pioneira, Diadema foi convidada para participar do evento “Secretaria Escolar Digital, integração de sistemas Estado e Municípios”, realizado pela secretaria de Educação do Estado de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 8/2. “2018 inaugura um novo tempo para a escola pública em Diadema, uma vez que temos trabalhado para baixar custo e ampliar investimentos que assegurem a qualidade da educação. Neste sentido, temos firmado parcerias importantes com o Governo do Estado e com o Governo Federal, tais como a implantação da Secretaria Escolar Digital, livro didático gratuito e de qualidade e material escolar com amplo custo-benefício”, afirmou a secretária de Educação, Tatiane Ramos.

Serviço:

Secretaria Escolar Digital:

https://sed.educacao.sp.gov.br/

Via Prefeitura de Diadema