Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Ponta Grossa disponibilizará Estar Digital em março
Ponta Grossa disponibilizará Estar Digital em março

09/02/2018 12:26h

Ponta Grossa disponibilizará Estar Digital em março

Nova modalidade deve agilizar o serviço oferecido à população e contribuir para uma melhor gestão e fiscalização do sistema no município

Os cidadãos de Ponta Grossa (PR) passarão a contar, a partir de março, com uma nova modalidade para a utilização do Estacionamento Regulamentado (EstaR). O Estar Digital, iniciativa pioneira da Prefeitura de Ponta Grossa e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), foi anunciada durante cerimônia de assinatura de contrato com a empresa vencedora do processo licitatório para a implantação do serviço na cidade. A previsão é de que os trabalhos relacionados ao treinamento de pessoal e ajustes do sistema iniciem já na próxima semana junto à equipe da AMTT.

Segundo o presidente da AMTT. Roberto Pellissari, a disponibilização do sistema aos motoristas é resultado de um trabalho intenso desenvolvido pela Autarquia para promover melhorias no sistema viário da cidade. “O Estar Digital faz parte das iniciativas estudadas pela AMTT para adequar o trânsito e o transporte à realidade da nossa malha viária, que já possui contornos bem definidos, principalmente, na região do centro. Por isso, nosso maior desafio é sempre encontrar ações que sejam viáveis sem a necessidade de grandes intervenções. O Estar Digital vêm ao encontro disso, possibilitando uma gestão e fiscalização muito mais eficientes dos estacionamentos , além de oferecer um serviço muito mais completo para os munícipes”, declara Pellissari.

Durante o evento, o prefeito Marcelo Rangel salientou a trabalho inovador do município para trazer soluções aos cidadãos. “O EstaR Digital é uma grande inovação para o município e deve trazer inúmeros benefícios para todos. A possibilidade de investir em tecnologia e a transparência é uma constante da Prefeitura de Ponta Grossa e acredito que esse sistema contribuirá para um serviço cada vez mais ágil e eficiente para o trânsito da nossa cidade”, finaliza Rangel.

Estar Digital

O sistema consiste na compra de créditos para utilização do Estacionamento Regulamento (EstaR) através da internet e de smartphones. Após a aquisição de créditos, o usuário pode selecionar o tempo de permanência na quadra, respeitando o limite de 2 horas, como acontece hoje. Nos casos em que seja verificado a proximidade de expiração tempo, o motorista recebe um aviso e, caso não regularize a situação, ele recebe a notificação do agente pelo próprio sistema. Além dessa função, o aplicativo também indica quantas vagas estão disponíveis para estacionamento em determinadas regiões e oferece a possibilidade de descobrir a localização do agente no trecho de quadra para eventuais consultas.

Via Prefeitura de Ponta Grossa