Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Toledo apresenta Cidade Digital a gestores do PR e MS
Toledo apresenta Cidade Digital a gestores do PR e MS

16/02/2018 16:24h

Toledo apresenta Cidade Digital a gestores do PR e MS

Município é um dos casos de sucesso confirmados para o III Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paranaense

O modelo de cidade digital de Toledo, destaque no país, será apresentado a prefeitos e gestores do Estado e do Mato Grosso do Sul que participam do III Fórum de Cidade Digitais do Oeste Paranaense, na próxima quinta-feira (22) em Guaíra, na divisa com o Paraguai.

Gratuito para servidores públicos, o encontro vai levar modelos e soluções, principalmente, aos pequenos e médios municípios que buscam eficiência de gestão através de investimentos em tecnologia.

A promoção é da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Guaíra.

Com a implantação gradativa iniciada em 2012, a infraestrutura tecnológica de Toledo conta atualmente com cerca de 120 km de fibra óptica, que interliga mais de 160 pontos públicos na área urbana.

A partir da economia gerada também com gastos em links de internet e telefone ao longo dos últimos anos, além de investimentos próprios, a coordenadora do projeto Cidades Digitais em Toledo, Elizabeth Timm Balcewicz, enumera diversas iniciativas realizadas para modernizar a Saúde, Educação, Finanças e Assistência Social, por exemplo.

“Na área de Segurança e Trânsito, contamos com um sistema de videomonitoramento que transmite suas imagens via fibra óptica e ainda um sistema de PDA ou Palmtop, que conecta via 3G ou wi-fi para compartilhar o banco de dados, contendo as informações dos veículos de Toledo e da região e que possibilita controlar o tempo de tolerância da área de estacionamento na abrangência do EstaR”, conta Beth, destacando ainda o uso do equipamento pelos agentes de trânsito como talonário eletrônico.

Em tempo real, a ferramenta permite o envio de informações dos veículos que pode ser acrescido de uma fotografia da infração. “Esse sistema agiliza as autuações, diminuindo a margem de erro, e ainda faz a verificação de alguma restrição do veículo”, acrescenta.

Recentemente, a Prefeitura de Toledo começou a utilizar o aplicativo ‘Estacione Legal’, ferramenta que irá auxiliar os motoristas no uso do estacionamento regulamentado. Do local que estiver pode ser acionado por meio da placa do veículo. Já a compra do crédito é feita pelo CPF.

Controle de Gestão - Controle de Gestão – Além da modernização, um software para gestão de metas, projetos e indicadores está em fase de implantação visando dar maior transparência e dinamismo nas ações do Executivo Municipal. 

A coordenadora do cidade digital de Toledo também ressalta a importância do sistema para tomada de decisão dos gestores.

“A implantação de um modelo de gestão apoiado por técnicas de monitoramento e de avaliação para aferir os resultados dos programas governamentais torna-se de fundamental importância para ter-se uma melhor compreensão do desempenho da atuação governamental no uso dos recursos públicos, por ser definido como um processo sistemático e continuo que visa a produção de informações relevantes do ponto de vista gerencial para análise, avaliação e intervenção oportuna por parte dos diversos atores envolvidos na gestão, de modo a possibilitar a obtenção dos resultados programados”, avalia.

Toledo Cidade Digital – Dividido em 4 fases, o projeto do município de 135 mil habitantes, no Oeste do Estado, começou em 2012 com recursos oriundos do então Ministério das Comunicações.

Toledo concorreu com 192 cidades e ficou entre as 80 selecionadas para a fase piloto do projeto Cidades Digitais do governo federal, onde foi contemplado com um anel de fibra óptica de 14 km para interligar 18 PAGs (Pontos de Acesso de Governo – como escolas, unidades de saúde, bibliotecas, etc) e quatro locais de acesso público de internet à população.

Na segunda etapa, foram mais 22 km de fibra óptica implantados para 17 PAGs, vindo com o projeto de expansão do videomonitoramento através de recursos do Ministério da Justiça.

Na sequência, com a economia propiciada e recursos próprios, o Município de Toledo realizou em duas etapas, 2016 (28 PAGs) e 2017 (101 PAGs), a implantação dos demais pontos de governo, cobrindo 100% os pontos públicos da sede do município.

Fórum de Cidades Digitais – As inscrições para o encontro em Guaíra são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/.

O III Fórum de Cidades do Oeste Paranaense tem o patrocínio ouro da Itaipu Binacional, GOVBR e 1DOC, prata da ITVALE e  da MW Microware - Dell EMC; bronze da Infonet, além do apoio institucional da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Associação Comercial e Empresarial de Guaíra e Hotel Deville.

Serviço
III Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paranaense
Guaíra, 22 de Fevereiro
Credenciamento: 8 horas
Local: Hotel Deville Express Guaíra (Rua Paraguai, 1205)
Inscrições: gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/guaira/

Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo forum@redecidadedigital.com.br