Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Municípios assinarão contrato de adesão com o Ministério em março
Municípios assinarão contrato de adesão com o Ministério em março

26/02/2018 15:54h

Municípios assinarão contrato de adesão com o Ministério em março

Programa de internet para todos proporcionará acesso até o mês de maio, após adesão dos contratos.

Os municípios que se cadastrarem ao programa ‘Internet para Todos’ até o dia 28 de fevereiro, assinarão o contrato de adesão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTI), em ato oficial em Brasília, no início de março. A informação foi dada pelo vice-governador Carlos Fávaro, durante o segundo dia de agendas na região do Alto do Teles Pires para apresentar o programa às prefeituras.

“Estou muito feliz que os municípios visitados já estão se cadastrando porque é um grande benefício para a população porque hoje, a internet se tornou extremamente necessária para o desenvolvimento das cidades e dos cidadãos. Com a assinatura desse contrato de adesão, as localidades devem começar a receber a internet no mês de maio”, garantiu Fávaro.

Nesta quinta-feira (22), o vice-governador, acompanhado do deputado estadual Pedro Satelite e lideranças, visitou os municípios de Carlinda, Nova Canaã do Norte, Colíder e Terra Nova do Norte. A meta do programa do governo federal é levar internet de banda larga para localidades sem acesso à rede mundial de computadores, oferecendo a conexão a preços reduzidos para a população, além de disponibilizar o serviço gratuitamente à escolas, áreas da saúde e segurança.

A prefeita Carmem Martines do município de Carlinda, distante 750 km de Cuiabá, comemora a vinda do benefício que irá trazer comunicação e melhorias aos moradores do município. “Nós cadastramos quatro localidades e estamos esperançosos. Essa iniciativa será muito importante para a nossa cidade”, pontuou a prefeita, agradecendo ao vice-governador pela oportunidade em ouvir as demandas e dialogar com a sociedade local.

Fávaro explica que fez questão de começar as visitas pelo interior visando atender as regiões desabastecidas do serviço e, especificamente, a região do Alto do Teles Pires por ter grande potencial na produção. “A região está crescendo a passos largos e a internet será essencial para somar a esse crescimento. Será um complemento para a modernização”.

Para ter o benefício da internet, os municípios precisam se cadastrar no site do MTCI e indicar um local para instalar a antena e os equipamentos, arcar com as despesas de energia elétrica e da segurança da área. Também é responsabilidade da prefeitura cadastrar as localidades que necessitam da conexão.

Hospitais e escolas também serão beneficiados por convênios firmados com os Ministérios da Saúde e da Educação. Para a agente de saúde Marlene Ferreira, de Nova Canaã do Norte, a internet é essencial para a realização das suas atividades, já que os dados coletados por ela cairão direto na rede de saúde. “Vai nos ajudar muito porque esses dados irão direto para o sistema, evitando o preenchimento em uma planilha manual”.

Em Colíder, seis comunidades já foram cadastradas, incluindo as áreas rurais. O prefeito Noboru Tomiyoshi está contando com o serviço para trazer agilidade aos serviços e facilidades à população.

As apresentações do programa foram feitas nas Câmaras de Vereadores nos municípios juntamente com autoridades locais e a população. Na oportunidade, a comitiva visitou as prefeituras e órgãos estaduais.

Via: Cenário MT