Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - No Oeste Paulista, maioria dos prefeitos quer investir em tecnologia
No Oeste Paulista, maioria dos prefeitos quer investir em tecnologia

Por Jeniffer Jesus em 01/03/2018 14:23h

No Oeste Paulista, maioria dos prefeitos quer investir em tecnologia

Propostas voltadas à segurança, educação, iluminação e informática lideram o percentual; Neste mês, gestores públicos participam do I Fórum de Cidades Digitais para a região

Assis vai sediar Fórum de Cidades Digitais no dia 15
de março. Foto Divulgação

Nas 17 cidades da microrregião de Assis, sede do I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, quase 90% dos Prefeitos possuem propostas na área de tecnologia, conforme levantamento feito pela Rede Cidade Digital (RCD), com base nos planos de governo protocolados junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

A educação lidera a intenção de investimentos, 18% do total, dos quais variam desde levar internet para as salas de aula a equipamentos que auxiliem a didática dos professores para os alunos.

O prefeito de Ibirarema, Thiago Briganó, sugeriu a ampliação dos recursos tecnológicos nas ações pedagógicas, como o projeto Aula Digital e distribuição de equipamentos de informática para a rede municipal de ensino, além da expansão do monitoramento por câmeras existentes nas creches às demais unidades escolares.

Junto com Briganó, no ranking dos que mais incluíram o uso de tecnologia para otimizar alguma área pública, está José Roberto Cirino, prefeito de Cruzália. Dentre as metas, estão inovações relacionadas à iluminação pública, inclusão digital, educação, segurança, georreferenciamento e ações na zona rural, com o apoio na participação dos agricultores em eventos e cursos de difusão de novas tecnologias.

As propostas de governo voltadas ao investimento em tecnologia na Segurança somam 16% (seguido por comunicação, informática e inclusão digital), com grande foco na instalação de câmeras de videomonitoramento das cidades.

A prefeita de Paraguaçu Paulista, Almira Ribas Garms, por exemplo, citou a necessidade de adquirir os equipamentos para praças, vias e equipamentos públicos visando inibir a violência urbana. “O levantamento reflete a demanda da sociedade que exige maior transparência e facilidades nos órgãos públicos. Nas cidades conectadas, existe menos burocracia ao mesmo tempo que em que há maior controle de gestão”, avalia José Marinho, diretor da RCD.

Fórum de Cidades Digitais – No próximo dia 15 de março será realizado, em Assis, o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, direcionado para prefeitos, gestores e vereadores com o objetivo de fomentar a modernização dos serviços públicos ofertados pelos municípios da região. Conforme ressalta o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é promover a troca de experiências entre os gestores, facilitando a implantação de projetos voltado às cidades inteligentes.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/. A iniciativa, promovida pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Assis, tem o patrocínio da 1Doc.

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista

15 de Março, em Assis

Local: Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) – Av. Getúlio Vargas, 1200, Vila Nova Santana

Inscrições gratuitas para servidores públicos: http://forum.redecidadedigital.com.br/

Contato: (41) 3015-6812 ou pelo forum@redecidadedigital.com.br