Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Internet gratuita de Juiz de Fora registra mais de 147 mil usuários
Internet gratuita de Juiz de Fora registra mais de 147 mil usuários

02/03/2018 14:40h

Internet gratuita de Juiz de Fora registra mais de 147 mil usuários

Iniciativa foi implantada em áreas públicas da cidade sem custos para a Prefeitura

Foto: Patrick Bedeschi

No caminho de ida e volta para a faculdade, a estudante Carine Oliveira reserva alguns minutos para acessar a internet através do sinal oferecido pelo programa “JF+Digital”. “Sempre que passo pelo Parque Halfeld, aproveito o wi-fi gratuito para acessar minhas redes sociais e ver as notícias do dia”. Já a vendedora Eliane Souza utiliza o serviço no horário de almoço. “Como eu trabalho em uma loja na Marechal, é comum eu aproveitar um tempinho do meu horário de almoço para usar a internet”.

Desde que foi implantado em Juiz de Fora (MG), em junho de 2015, o “JF+Digital”, programa que disponibiliza internet sem fio (wi-fi) gratuita, sem ônus para a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em áreas públicas da cidade, através da parceria entre o município e uma empresa de telecom, já conta com 147.774 usuários cadastrados. Até o final de janeiro deste ano, o programa contabilizou 3.130.020 conexões.

Com o objetivo de incentivar a inclusão digital da população de forma rápida, democrática e gratuita, são disponibilizados acessos à internet nos seguintes pontos da cidade: Parque Halfeld; praças da Estação, Antônio Carlos, Coronel Geremias Garcia (Benfica), do Manoel Honório, Armando Toschi (Jardim Glória) e no Centro de Artes e Esportes Unificados – Praça CEU, no Bairro Araújo, na região norte; nos calçadões das ruas Halfeld, Marechal Deodoro, Mister Moore e São João. A PJF deve publicar, no próximo mês, um novo edital de chamamento público para ampliação do programa, contemplando 115 novas áreas na cidade, incluindo regiões rurais, pontos de ônibus e praças.

Aplicativo facilita acesso dos usuários

Para facilitar o acesso ao serviço de internet gratuita, a Virtual Telecom disponibilizou o aplicativo (app) “JF+Digital” (versão 1.0), apenas para o sistema operacional Androide, na versão 4.1 ou superior. Nele, os usuários podem obter informações sobre como utilizar o serviço, consultar o tempo de navegação na internet, efetuar ou excluir o cadastro, verificar onde o serviço é disponibilizado, alterar senha, obter suporte. Além do app, o usuário pode consultar informações no site jfmaisdigital.com.br. Neste mês, a empresa deve disponibilizar o app também para IOS.

No final de 2017, as 11 áreas que contam com o sinal de internet gratuita começaram a receber placas informando a disponibilidade do serviço. A sinalização dos locais foi realizada através de uma parceria entre as secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), através da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SSTI), de Transporte e Trânsito (Settra), e de Comunicação (SCS), com o objetivo de informar a população onde o serviço é disponibilizado, aumentando, assim, o número de usuários e tornando a ferramenta mais útil.

Via Prefeitura de Juiz de Fora