Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Cidade Inteligente: Barueri investe cada vez mais em tecnologia
Cidade Inteligente: Barueri investe cada vez mais em tecnologia

07/03/2018 16:53h

Cidade Inteligente: Barueri investe cada vez mais em tecnologia

Implantação de fibra ótica no município faz a conexão de 193 prédios públicos, além de fornecer internet gratuita à população

Você não pode ver, mas bem debaixo dos seus pés correm, neste momento, quilômetros e mais quilômetros de pura tecnologia. Mais precisamente 350 km de fibra ótica: uma infraestrutura que garante nível elevado de confiabilidade para a transmissão de sinais de dados, voz e vídeo.

Essa rede, chamada Infovias, está correndo a cidade de Barueri (SP) e fazendo dela, de fato, uma #cidadeinteligente. Isso graças ao empenho da equipe da Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), ligada à Secretaria de Finanças, que vem realizando inúmeras inovações a partir disso.

Turbinada

É essa fibra ótica que permite ao município interligar 193 prédios públicos, fornecer internet gratuita via wi-fi à população em mais de 20 pontos da cidade, ter acesso a câmeras de monitoramento, semáforos inteligentes, telefonia VOIP, disponibilização de sistemas integrados como o SISS (Sistema Inteligente a Serviço da Saúde) – que conta com o prontuário eletrônico, por exemplo, sendo implantado em todos os equipamentos de saúde da cidade -, dentre outras tecnologias que têm colocado Barueri à frente do tempo.

“A Infovias é a base para construirmos toda a cidade inteligente”, diz o coordenador da CIT, Jonatas Randal. “Trata-se de um projeto que pode ser definido como uma rede de comunicação de dados, baseada nos padrões da internet, implantada em municípios com o objetivo de prover informações e meios de comunicação eletrônica para os cidadãos de forma universal, pois é um conjunto de serviços e funcionalidades”, explica.

O projeto começou em Barueri em 2009 para o monitoramento da Guarda Municipal, mas foi no início de 2017 que ganhou força total com a retomada da gestão da rede Infovias e sua modernização. Dos 350 km implantados, 200 foram só do ano passado para cá e totalmente subterrâneos. A CIT reestruturou toda a rede e iniciou uma nova etapa que agregou muitos outros serviços.

Economia para o município

Além de maior velocidade, qualidade do sinal e segurança, a fibra ótica resulta em economia para os cofres públicos, conforme explica Jonatas. “Inicialmente podemos contabilizar a economia com serviço de internet de terceiros, já que o canal principal para acesso à internet nas localidades é dado por essa rede. O mesmo ocorre com VOIP, que nos leva a economizar com telefonia. Também temos economias secundárias, através das aplicações entregues pela rede. Com tantas unidades interligadas, e com a gestão dessa rede pela CIT, podemos aproximar a gestão pública distribuída geograficamente pela cidade, tornando ela mais eficiente e com menos atrito”, detalha.

Cidade premiada

Os investimentos de Barueri em alta tecnologia já estão sendo reconhecidos. Em 2017 o município faturou o 1º lugar em Governança e também em Economia no prêmio Conected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems, feito com o objetivo de mapear as cidades mais inteligentes do Brasil. A evolução aparece também nesse ranking, já que Barueri saltou do 4º lugar na categoria Governança e do 3º em Economia em 2016 para a primeira posição no ano passado.

Via: SP Notícias