Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Assis terá 10 praças com internet gratuita em 2018
Assis terá 10 praças com internet gratuita em 2018

Por Sharlene Sarti em 09/03/2018 18:11h

Assis terá 10 praças com internet gratuita em 2018

Município que investe em conectividade sedia o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista

Até o final de 2018, Assis deverá ser uma cidade mais conectada. A sede do I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, que reunirá prefeitos e gestores na próxima semana, investe em tecnologia para agilizar os processos internos e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços online. Segundo o gestor de tecnologia da Prefeitura de Assis, Adriano Romagnoli, a meta é que até novembro haverá wi-fi para a população em 10 pontos estratégicos da cidade de 102 mil habitantes e localizada a 436 km de São Paulo.

O Parque Buracão será o primeiro a se tornar digital, conforme o cronograma a partir de 1º de Julho quando Assis comemora 113 anos. “O wi-fi público como estratégia é levar o serviço público perto da casa das pessoas”, comenta Romagnoli sobre o Assis Digital, projeto lançado ano passado com o objetivo de melhorar o atendimento à população através de investimentos em tecnologia. O portal do programa na internet oferece uma série de serviços à população como emissão de documentos e solicitações de reparos na iluminação pública e limpeza de terrenos.

Além da inclusão digital, segundo o diretor, o Assis Digital também abrange o eixo voltado para a infraestrutura tecnológica do município, com a meta de migrar a conexão atual entre os prédios públicos via rádio pela fibra óptica, visando atender com melhor qualidade o processo eletrônico que vem sendo adotado.

Aliás, a gestão eletrônica de documentos no município é também reflexo do resultado positivo que começou na Câmara de Vereadores. Atualmente, toda tramitação de documentos entre as Secretarias e Legislativo Municipal é feita via internet. “Isso foi uma revolução. Nosso mote é justamente essa integração dos poderes Executivo e Legislativo”, observou.

No caminho da informatização, Assis passa também a fomentar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto regional ao sediar o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, evento que será realizado em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD) na próxima quinta-feira (15), na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA).

Gratuito para gestores públicos, o fórum contará com a presença dos prefeitos de Ourinhos, Lucas Pocay, de Santa Cruz da Esperança, Dimar de Brito, e de Tarumã, Oscar Gozzi, que compartilham as ações em andamento em suas localidades. Participam também empresários e representantes do governo do Estado para tratar de soluções de mercado e políticas públicas, respectivamente. “Esse evento é fundamental para troca de experiências e destaca a tecnologia como vantagem e não custo para os municípios”, completa Romagnoli.

As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. A iniciativa tem o patrocínio ouro da 1DOC e da Engemap, prata da Service Security e apoio da Smart Matrix, PONTO ID e do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap).

Serviço
I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista
Assis - 15 de Março
Local: Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) – Av. Getúlio Vargas, 1200 - Vila Nova Santana
Credenciamento: 8h
Inscrições: gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/

Contato: (41)3015-6812 ou pelo forum@redecidadedigital.com.br