Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

pornos Rede Cidade Digital - Guaramirim é um dos Projetos Inovadores 2018 de SC
Guaramirim é um dos Projetos Inovadores 2018 de SC

Por Jeniffer Jesus em 03/04/2018 16:02h

Guaramirim é um dos Projetos Inovadores 2018 de SC

Município recebe título no 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais por Sistema de Protocolo Digital

O Sistema Municipal de Protocolo Digital (SMPD) de Guaramirim é uma das iniciativas selecionadas para receber o título de Projeto Inovador 2018 durante o 3° Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que acontece dias 19 e 20 de abril, em Lages. Exemplo de inovação tecnológica para as administrações municipais, a ferramenta, que será apresentada a prefeitos e gestores de mais de 100 municípios que participam do evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em conjunto com a Prefeitura de Lages, tem a função de analisar, aprovar e emitir certidões no âmbito da área de planejamento e desenvolvimento urbano, de forma totalmente digital.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Jiuvani Assis Assing, o sistema facilitou o processo de aprovação das obras a serem realizadas no município, com uma média de 62 solicitações por semana. Com a não utilização do meio impresso no processo, a Prefeitura modernizou a forma de atendimento ao contribuinte, além de deixar os cidadãos mais próximos da gestão. Após o pagamento das taxas, são 20 dias para liberação do alvará.

O Congresso no Órion Parque traz a importância do uso da tecnologia no desenvolvimento das cidades, proporcionando a troca de experiências entre as gestões públicas do Estado. “Esperamos trocar inovações e adquirir novos conhecimentos na área de tecnologia. Nós não somos sempre os detentores das nossas ideias, então porque não pegar exemplos e copiar?”, avalia o secretário.

O diretor da RCD, José Marinho, completa que o evento auxilia prefeitos que estão em busca de inovações que gerem maior eficiência de gestão, dentro do conceito de cidades inteligentes e conectadas. “A tecnologia é transversal na administração pública e deve ser utilizada para resolver inúmeros problemas. Não existe atualmente desenvolvimento sem conectividade”, frisa.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br. A iniciativa tem o patrocínio master da Inovadora Sistemas, ouro da 1DOC, ENGIE e Smart Matrix, prata da STOCKTOTAL, além do apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e das Associações de Municípios: AMARP, AMAUC, AMEOSC, AMFRI, AMMVI, AMREC, AMUNESC, AMURES, AMVALI, AMAI e AMPLASC.

Serviço:

3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

19 e 20 de Abril – Lages

Local: Orion Parque Tecnológico – Rua Heitor Villa Lobos, Nº 525, Bairro São Francisco

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://redecidadedigital.com.br/

Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812