Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

pornos Rede Cidade Digital - Volta Redonda vai implantar “Cercas Inteligentes”
Volta Redonda vai implantar “Cercas Inteligentes”

10/04/2018 17:00h

Volta Redonda vai implantar “Cercas Inteligentes”

Projeto faz parte do conceito de Cidade Inteligente e Humana e visa oferecer mais segurança nas entradas e saídas da cidade

Com o objetivo de reforçar a segurança nas entradas e saídas da cidade, a Prefeitura de Volta Redonda vai implantar um projeto pioneiro na região. Chamada de “Cercas Inteligentes”, a iniciativa está sendo desenvolvida em parceria entre a EPD-VR (Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda), UFF (Universidade Federal Fluminense), Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal. A previsão é de que ainda no mês de abril o escopo final do projeto seja apresentado ao prefeito Samuca Silva.

Na prática o projeto “Cercas Inteligentes” prevê a instalação de câmeras, sensores e leitores, em locais estratégicos das entradas e saídas de Volta Redonda. O diretor-presidente da EPD-VR, Matheus Moreira, explicou que o “Cercas Inteligentes” faz parte de um projeto maior chamado Cidade Inteligente e Humana, baseado em conceitos modernos e inovadores.

“A ideia do projeto foi trazida pelo prefeito Samuca Silva, quando ele esteve em Brasília, em outubro de 2017, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Nós tivemos uma primeira reunião com todos os envolvidos e demos início ao estudo de implantação do Cercas Inteligentes”, explicou o diretor-presidente do EPD, Matheus Moreira.

O diretor acrescentou que outro objetivo do “Cercas Inteligentes” é customizar os processos internos do CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) buscando gerar informações confiáveis e em tempo real para a tomada de decisão dos gestores. “Neste momento estamos delimitando um perímetro para colocar o projeto em prática. Uma vez implantado o projeto, nós vamos poder controlar tudo que entra ou sai da cidade, desde pessoas até veículos. Estamos finalizando o projeto para apresentá-lo ao prefeito”, detalhou Matheus Moreira.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância do projeto “Cercas Inteligentes” para a cidade. “Esse é o primeiro de muitos projetos inovadores que ainda vamos implantar em Volta Redonda. Pretendemos estender a ideia de “Cidade Inteligente e Humana” para outras áreas, como a saúde e a educação e com isso gerar facilidades na prestação de serviços, de forma moderna e eficiente”, destacou o prefeito Samuca Silva.

Via Prefeitura de Volta Redonda