Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

pornos Rede Cidade Digital - Mais de 120 municípios de SC já assinaram termo de adesão do Internet para Todos
Mais de 120 municípios de SC já assinaram termo de adesão do Internet para Todos

Por Sharlene Sarti em 10/04/2018 17:07h

Mais de 120 municípios de SC já assinaram termo de adesão do Internet para Todos

Programa e as demais políticas públicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações serão apresentadas no 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, na próxima semana, em Lages

Foto Divulgação

Dos 199 municípios do Estado que manifestaram interesse no Internet para Todos, programa federal que pretende levar conectividade a baixo custo para áreas remotas, 122 já assinaram o termo de adesão, de acordo com o coordenador de Sistemas do Departamento de Inclusão Digital, órgão ligado à Secretaria de Telecomunicações, Renan Tolentino. Ele é um dos palestrantes do 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que acontece na próxima semana, dias 19 e 20 de abril, em Lages, na região serrana.

O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Lages, é o principal do Estado voltado para debater o uso de tecnologia, principalmente, nos pequenos e médios municípios. Tolentino destaca que a ideia é levar orientações sobre como captar recursos federais para a implantação de projetos de cidades digitais, que garantam maior eficiência da máquina pública.

“A ideia é voltar mais para a realidade dos municípios, no que o Ministério pode ajudar. A maior dificuldade que percebemos é a questão mais técnica, mas nós temos muitos projetos prontos”, comenta o diretor de Sistemas sobre a viabilidade de recursos através de emenda parlamentar e os caminhos do processo.

Inclusão – A expectativa do governo para início do Internet para Todos, conforme ressalta Tolentino, é que as primeiras localidades possam receber o sinal de internet, disponibilizado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde o ano passado, entre os meses de maio e junho. A proposta do programa, via credenciamento de provedores, é promover conectividade a baixo custo para a população que até então está desprovida de conectividade.

Inscrições gratuitas – O Congresso Catarinense de Cidades Digitais é gratuito para servidores públicos e irá reunir prefeitos, gestores e vereadores de todo o Estado, no Órion Parque, para tratar de inovação, soluções de mercado, políticas públicas e modelos em andamento nos municípios. Para o diretor da RCD, José Marinho, a necessidade de se reduzir custos e aumentar a eficiência de gestão têm estimulado cada vez mais as Prefeituras a buscarem processos que caminhem no conceito das cidades inteligentes.

“A base é a cidade digital e por isso a importância de um planejamento na área que atenda às necessidades de moradores, empresários e demais segmentos da sociedade. Não existe outro caminho para se desenvolver socioeconomicamente uma localidade se não pelas Tecnologias da Informação e Comunicação”, comenta Marinho.

As inscrições podem ser feitas pelo http://congressosc.redecidadedigital.com.br. A iniciativa tem o patrocínio master da Inovadora Sistemas, ouro da 1DOC, ENGIE, Smart Matrix, Exati Tecnologia e Prínter do Brasil, prata da STOCKTOTAL, além do apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Órion Parque, das Associações de Municípios: AMARP, AMAUC, AMEOSC, AMFRI, AMMVI, AMREC, AMUNESC, AMURES, AMVALI, AMAI e AMPLASC e do Map Hotel .

Serviço:
3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
19 e 20 de Abril – Lages
Local: Órion Parque Tecnológico – Rua Heitor Villa Lobos, Nº 525, Bairro São Francisco
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://congressosc.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812