Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

pornos Rede Cidade Digital - Município baiano apresenta inovações a gestores de Santa Catarina
Município baiano apresenta inovações a gestores de Santa Catarina

Por Sharlene Sarti em 11/04/2018 15:36h

Município baiano apresenta inovações a gestores de Santa Catarina

Será durante o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em Lages, na próxima semana

Prefeito Joaquim Neto projeta expansão da
disponibilização de internet na cidade com o Internet
para Todos. Termo de adesão foi assinado em Brasília
no mês passado.

O exemplo de cidade digital de Alagoinhas, localizada no nordeste baiano, será apresentado na próxima semana a prefeitos e gestores do Estado que participam do 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em Lages, nos dias 19 e 20 de abril. Com mais de 155 mil habitantes, o município investe em tecnologia e conectividade para melhorar a comunicação entre as secretarias e comunidade.

De acordo com o diretor de Tecnologia de Informação de Alagoinhas, Jorge Félix, a rede em fibra óptica conecta pelo menos 80% das Secretarias e contribui para o fornecimento do sinal de internet gratuito nas três principais praças do municípios. Já são mais de oito mil acessos e 2.500 usuários cadastrados.

Além do sistema de monitoramento por câmeras recuperado recentemente, Alagoinhas vem recebendo destaque nacional pelo sistema de ouvidoria implantado em conjunto com a Controladoria-Geral da União, o qual permite ao cidadão enviar sugestões, denúncias, reclamações e elogios via internet.

Neste mês, o prefeito Joaquim Neto também assinou o termo de adesão ao programa Internet para Todos, indicando quase 40 pontos, entre eles na zona rural, para receber conexão via satélite. A proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é levar internet a baixo custo para localidades desprovidas do sinal. “Alagoinhas é uma cidade com quase 200 mil habitantes, por isso precisamos dessa conectividade. O município vive um momento de crescimento, então é extremamente importante estar cada vez mais conectado e caminhando de forma inteligente, inovadora e tecnológica”, disse o prefeito.

As inscrições para o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais são gratuitas para servidores públicos e demais entidades interessadas na promoção do desenvolvimento socioeconômico das localidades por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. A programação completa também pode ser conferida pelo http://congressosc.redecidadedigital.com.br

A iniciativa tem o patrocínio master da Inovadora Sistemas, ouro da 1DOC, ENGIE, Smart Matrix, Exati Tecnologia, Prínter do Brasil e Grupo Nexxera, prata da STOCKTOTAL, além do apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Órion Parque, das Associações de Municípios: AMARP, AMAUC, AMEOSC, AMFRI, AMMVI, AMREC, AMUNESC, AMURES, AMVALI, AMAI e AMPLASC e do Map Hotel .

Serviço:
3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
19 e 20 de Abril – Lages
Local: Órion Parque Tecnológico – Rua Heitor Villa Lobos, Nº 525, Bairro São Francisco
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://congressosc.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812