Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Prefeitos de SC debatem implantação de Lei de Inovação
Prefeitos de SC debatem implantação de Lei de Inovação

Por Sharlene Sarti em 13/04/2018 17:47h

Prefeitos de SC debatem implantação de Lei de Inovação

Congresso Catarinense de Cidades Digitais reúne, na próxima semana, em Lages, gestores públicos de 100 municípios para tratar de tecnologia

A criação de leis de inovação nos municípios do Estado será um dos temas tratados por prefeitos e gestores que participam, na próxima quinta e sexta-feira (19 e 20 de abril), em Lages, do 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, principal encontro sobre tecnologia na gestão pública, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Lages. Florianópolis e Francisco Beltrão (PR) compartilham no evento, que será realizado no Órion Parque, modelos que possam contribuir com a implantação de ações visando a geração de empregos nas cidades.

Com uma inciativa inédita no país, Florianópolis investe para fomentar o desenvolvimento socioeconômico através do Programa de Incentivo Fiscal à Inovação, que irá garantir subsídios para ideias empreendedoras na capital catarinense. De acordo com o gerente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Florianópolis, Marcos Aurélio Geremias, 22 projetos já foram cadastrados no sistema digital criado para o Programa e devem ser avaliados a partir de maio para que possam receber recursos.

Cada proposta poderá obter até 20% do ISS devido e até 20% do IPTU devido de contribuintes incentivadores estabelecidos no município. “A Lei foi criada em 2012, mas no início de 2017 é que foi realmente colocada em prática. É importante tanto para o município quanto para o empreendedor”, comentou Geremias.

Já no Paraná, Francisco Beltrão é uma das quatro cidades do Sudoeste em que as empresas que industrializam produtos eletroeletrônicos, de telecomunicação e de informática recebem subsídios de ICMS do governo do Estado. O munícipio, com cerca de 90 mil habitantes, passa por questões de regulamentação e de integração dos ativos de tecnologia, como entidades, universidades e empresas, segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Inácio Pereira, tendo como meta a estruturação do parque tecnológico para impulso do setor.

O secretário também observa a necessidade das Prefeituras criarem políticas públicas voltadas para as profissões do futuro. “É o nosso maior desafio. Nas escolas está em fase de desenvolvimento aulas de robótica, prototipagem, microeletrônica e desenvolvimento de aplicativos e o uso da tecnologia na educação”, comenta Pereira.

Congresso – O Congresso terá a presença de prefeitos como de Rio do Sul, José Thomé, e de Ourinhos (SP), Lucas Pocay, que apresentam as inovações tecnológicas em andamento nas localidades. Também serão abordados temas voltados à aplicação de inteligência artificial nos municípios, gestão inteligente da iluminação pública, Programa Internet para Todos, entre outros. “É o ambiente para trocar informações e conhecer modelos, os caminhos para implantar ações que melhorem a vida das pessoas por meio da tecnologia”, explica o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://congressosc.redecidadedigital.com.br/. A iniciativa tem o patrocínio master da Inovadora Sistemas, ouro da 1DOC, ENGIE, Smart Matrix, Exati Tecnologia, Prínter do Brasil e Grupo Nexxera, Pitfall Sistemas e DITEC, prata da STOCKTOTAL, bronze da Service Security, além do apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Órion Parque, das Associações de Municípios: AMARP, AMAUC, AMEOSC, AMOSC, AMFRI, AMMVI, AMREC, AMUNESC, AMURES, AMVALI, AMAI e AMPLASC e do Map Hotel.


Serviço:
3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais
19 e 20 de Abril – Lages
Local: Órion Parque Tecnológico – Rua Heitor Villa Lobos, Nº 525, Bairro São Francisco
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://congressosc.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812