Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Congresso em Lages certifica Projetos Inovadores do Estado
Congresso em Lages certifica Projetos Inovadores do Estado

Por Sharlene Sarti em 17/04/2018 14:32h

Congresso em Lages certifica Projetos Inovadores do Estado

Criciúma é um dos municípios que investe em tecnologia para melhorar o atendimento na Saúde

O 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que será realizado nesta quinta e sexta-feira (19 e 20 de abril), em Lages, além de levar informações para as Prefeituras sobre como podem se modernizar, certificará os Projetos Inovadores 2018 do Estado. Os municípios de Blumenau, Caxambu do Sul, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Guaramirim, Lages, Lindóia do Sul, Luzerna, Rio do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Treviso e Urupema serão homenageados por iniciativas digitais em andamento nas localidades, que estão investindo para se tornar cidades inteligentes.

Criciúma é um dos exemplos de como a tecnologia tem sido estratégia na Saúde. A informatização da pasta, que deve ser finalizada neste semestre, segundo o diretor de TI, Tiago Ferro Pavan, já gera resultados positivos na aplicação do dinheiro público e no atendimento à população. Com a integração das unidades, hospitais e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o município conta hoje com o prontuário eletrônico do paciente e não desperdiça mais medicamentos, por exemplo, por falta de controle na validade.

Pavan explica que com recursos próprios a Prefeitura investiu em muita infraestrutura (equipamentos e internet), softwares e hardware para conectar todo o trabalho na Secretaria. “Outro problema que tínhamos era gerenciar os 258 agentes de Saúde. Hoje com os tablets temos todo o controle georreferenciado das visitas. Com o BI (business intelligence) os principais gestores têm em tempo real várias informações para que possam tomar decisões mais assertivas”, acrescenta o diretor de TI. “Muitos municípios veem a tecnologia como um custo e não investimento. Essa será uma oportunidade de mostrar a importância da TI como estratégica”, completou Pavan, que também apresenta no Congresso as ações tecnológicas do município a prefeitos e gestores do Estado.

Inscrições gratuitas – As inscrições para o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais podem ser feitas via internet até esta quarta-feira pela manhã através do portal da Rede Cidade Digital (RCD) - http://congressosc.redecidadedigital.com.br/ -, organizadora do evento em parceria com a Prefeitura de Lages.

O encontro é gratuito para servidores públicos e visa levar informações a prefeitos, gestores e vereadores sobre como inovar e desenvolver as localidades por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. “É o ambiente para conhecer o que municípios e empresas têm feito para otimizar a máquina pública. O mais importante das cidades digitais e inteligentes é a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Uma localidade conectada impulsiona o comércio, a economia e ainda presta um melhor serviço aos cidadãos e empresas”, observa o diretor da RCD, José Marinho.

Conforme destaca Marinho, o objetivo do Congresso é contribuir com o planejamento, principalmente, de pequenos e médios municípios no setor. A iniciativa tem o patrocínio master da Inovadora Sistemas, ouro da 1DOC, ENGIE, Smart Matrix, Exati Tecnologia, Prínter do Brasil e Grupo Nexxera, Pitfall Sistemas e DITEC, prata da STOCKTOTAL, bronze da Service Security, além do apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Órion Parque, das Associações de Municípios: AMARP, AMAUC, AMEOSC, AMOSC, AMFRI, AMMVI, AMREC, AMUNESC, AMURES, AMVALI, AMAI e AMPLASC e do Map Hotel.

Serviço:

3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

19 e 20 de Abril – Lages

Local: Órion Parque Tecnológico – Rua Heitor Villa Lobos, Nº 525, Bairro São Francisco

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://congressosc.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812