Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Inteligência artificial pode aumentar arrecadação nos municípios
Inteligência artificial pode aumentar arrecadação nos municípios

Por Sharlene Sarti em 18/04/2018 14:40h

Inteligência artificial pode aumentar arrecadação nos municípios

Tecnologia para área fiscal será abordada durante o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em Lages

O aumento de arrecadação municipal com o uso de tecnologia será um dos temas abordados no 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que reúne nesta quinta e sexta-feira (19 e 20 de abril), em Lages, prefeitos e gestores de mais de 100 municípios do Estado no Órion Parque. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Lages, é gratuito para servidores públicos e visa auxiliar os Executivos no planejamento estratégico de desenvolvimento das localidades. As inscrições podem ser feitas pelo http://congressosc.redecidadedigital.com.br

Umas das principais e mais importantes fontes de receita de qualquer cidade, o IPTU, acaba sendo tratado com descuido por muitos municípios, conforme observa o especialista Charles Roberto Stempniak, seja pela dificuldade técnica e complexidade de se contratar uma atualização do Cadastro Construtivo Urbano, em muitos casos com elevados custos envolvidos, ou até mesmo pelo possível desgaste político que o assunto envolve.

Stempniak, que é diretor da SmartMatrix e apresenta no Congresso soluções para a área fiscal, ressalta que a Portaria 511 do Ministério das Cidades recomenda que as Prefeituras façam a atualização imobiliária anualmente, mas em média os municípios demoram 10 anos para produzir um levantamento completo e efetivo. De acordo com ele, é preciso ter cuidado na contratação do serviço para evitar erros de medição dos lotes. Os custos no mercado variam entre R$30 e R$100 por imóvel fiscalizado.

Atualmente, já é possível com uma tecnologia disruptiva e 100% nacional reduzir a dor de cabeça das prefeituras com um software de Inteligência Artificial, que é capaz de gerar plantas imobiliárias automaticamente, com extrema precisão e velocidade, a partir de fotografias aéreas. “Em apenas um mês de trabalho é possível atualizar toda a base técnica-cadastral de uma cidade inteira, resultando em uma cobrança justa e correta dos impostos imobiliários, com custos entre 50% e 90% menores do que aqueles já conhecidos. O produto mais valioso deste software é o seu banco de dados que contempla informações vitais para a atualização do IPTU e ITBI, bem como para atualização posterior da Planta Genérica de Valores Imobiliários”, explica o especialista. “As cidades que utilizam Inteligência Artificial se tornam mais eficientes, organizadas e inteligentes porque proporcionam melhorias significativas para todos seus cidadãos”, completa.

Congresso – Além de modelos em andamento nos municípios e políticas públicas, estarão disponíveis no evento soluções para big data, business intelligence, gestão eletrônica de documentos, gestão inteligente para iluminação pública, outsourcing de impressão, softwares de gestão, eficiência enérgica, serviços de radiocomunicação e telecomunicações, entre outras. O 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da Inovadora Sistemas, ouro da 1DOC, ENGIE, Smart Matrix, Exati Tecnologia, Prínter do Brasil e Grupo Nexxera, Pitfall Sistemas e DITEC, prata da STOCKTOTAL, bronze da Service Security, além do apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Órion Parque, das Associações de Municípios: AMARP, AMAUC, AMEOSC, AMOSC, AMFRI, AMMVI, AMREC, AMUNESC, AMURES, AMVALI, AMAI e AMPLASC e do Map Hotel.

Serviço:

3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

19 e 20 de Abril – Lages

Local: Órion Parque Tecnológico – Rua Heitor Villa Lobos, Nº 525, Bairro São Francisco

Início: 8 horas

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://congressosc.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812