Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Prefeitos de Santa Catarina buscam inovações tecnológicas
Prefeitos de Santa Catarina buscam inovações tecnológicas

Por Sharlene Sarti em 19/04/2018 18:04h

Prefeitos de Santa Catarina buscam inovações tecnológicas

3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais segue nesta sexta-feira (20) em Lages

(Foto: Sharlene Sarti)

O centro tecnológico da serra catarinense, o Órion Parque, em Lages, hoje é também espaço para fomento à inovação nos municípios do Estado. Prefeitos e gestores participam nesta quinta e sexta-feira (19 e 20 de abril) do 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Lages, em busca de soluções e modelos que possam ser implantados em suas localidades.

São tecnologias para aumentar a eficiência de gestão, melhorar o atendimento na Saúde e a comunicação com a população. “Conhecimento é o insumo mais importante para que se tenha sucesso em qualquer atividade, seja na área pública ou para os empreendedores. Você tem que usar o conjunto, que é o elemento humano e que tem que estar capacitado e motivado para utilização dessa ferramenta”, comentou o prefeito de Lages, Antônio Ceron, destacando os investimentos em uma infraestrutura de rede com 100km de fibra óptica para conectar a cidade e projetos, por exemplo, em parceria com o Sebrae para fomentar o empreendedorismo e desburocratizar os processos por meio da tecnologia.

Considerada a melhora gestão fiscal do Estado e entre as melhores do país, Bombinhas é uma das cidades que investe para se tornar inteligente. “Ou os municípios se modernizam ou irão a falência. Vale a pena cada centavo investido em tecnologia porque é o caminho para ter êxito e ter a responsabilidade efetiva que assumimos com os nossos cidadãos, de serem atendidos nas suas expectativas”, frisou a ex-prefeita, Ana Paula da Silva.

Para a captação de recursos e execução de projetos na área, o Coordenador de Sistemas do Departamento de Inclusão Digital, vinculado à Secretaria de Telecomunicações, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Renan Tolentino, ressalta que os municípios podem buscar auxílio na pasta. “Mais de 80% dos projetos que são apresentados não têm o conhecimento da porta de ação. Quando se fala em captação de recursos, tem muita coisa pronta. Apesar das diferenças, os problemas de comunicação nos municípios são praticamente os mesmos”, observa Tolentino que apresentou as políticas públicas em tecnologia direcionadas para os municípios, como o Internet para Todos, programa que pretende levar conectividade a áreas remotas.

Dados do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) mostram que mais de 32 milhões de casas no país ainda não tem acesso à internet. Em Santa Catarina, mais de 100 municípios já formalizaram a entrada no programa. “O desenho do projeto é para fomentar o mercado e a conexão de internet”, comentou.

Projetos Inovadores 2018 – Na manhã desta quinta-feira, os municípios de Lages, Guaramirim, Lindóia do Sul, Treviso, Concórdia, Luzerna, Criciúma, São José dos Pinhais (PR), São Lourenço do Oeste e Chapecó foram homenageados por iniciativas em andamento nas localidades. “Fizemos várias atitudes pequenas, mas que deram resultado como a matrícula escolar online que acabou com um problema de décadas de pais que enfrentavam filas de madrugada”, citou o vice-prefeito de São Lourenço do Oeste, Daniel Hippler, que recebeu o certificado de Projeto Inovador 2018 pela implantação de política pública de tecnologia na Educação, com aulas de robótica nas escolas do município de 25 mil habitantes.

A programação completa do Congresso está disponível pelo http://congressosc.redecidadedigital.com.br. A iniciativa tem o patrocínio master da Inovadora Sistemas, ouro da 1DOC, ENGIE, Smart Matrix, Exati Tecnologia, Prínter do Brasil e Grupo Nexxera, Pitfall Sistemas e DITEC, prata da STOCKTOTAL, bronze da Service Security, além do apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Órion Parque, das Associações de Municípios: AMARP, AMAUC, AMEOSC, AMOSC, AMFRI, AMMVI, AMREC, AMUNESC, AMURES, AMVALI, AMAI e AMPLASC e do Map Hotel.

Serviço:

3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais

19 e 20 de Abril – Lages
Local: Órion Parque Tecnológico – Rua Heitor Villa Lobos, Nº 525, Bairro São Francisco

Início: 8 horas

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://congressosc.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo congresso@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812