Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Prefeitura de Biguaçu disponibiliza Wi-Fi gratuito
Prefeitura de Biguaçu disponibiliza Wi-Fi gratuito

20/04/2018 14:04h

Prefeitura de Biguaçu disponibiliza Wi-Fi gratuito

Cinco dos 10 pontos já estão com sinal liberado para navegação

Oferecer internet de forma fácil e gratuita é o objetivo do novo serviço que a Prefeitura de Biguaçu está oferecendo aos cidadãos. A iniciativa contempla a instalação de 10 pontos de acesso à rede, incluindo localidades do interior do município catarinense. A disponibilização de pontos de acesso à internet em espaços públicos faz parte do novo contrato de prestação de serviços de internet e telefonia implantados pela municipalidade.

Para acessar, o usuário precisa habilitar a rede Wi-Fi do celular, tablet ou notebook e localizar a rede “Prefeitura de Biguaçu”. Após isso, basta confirmar o acesso realizando check-in na página da Prefeitura no Facebook e navegar em redes sociais, sites e aplicativos que utilizam internet.

A instalação dos equipamentos é feita a partir de cabeamento de fibra ótica instalada em áreas públicas. O sistema tem banda aberta e é ilimitado, podendo a conexão alcançar 100 megabits de velocidade. Dos 10 pontos de acesso, cinco já foram instalados: Praça Nereu Ramos, Lagoa do Amilton, Capela São Mateus, Capela São Marcos e Casa do Povo de Cachoeiras. Na próxima semana deve iniciar a instalação dos pontos da Praça Soldado Célio de Oliveira (Rio Caveiras), Creche Dona Lili (Tijuquinhas), Bairro Saveiro, Jardim Marcos Antônio e Sorocaba de Dentro.

“A disponibilização de internet gratuita oportuniza que todos tenham acesso à informação em vários pontos da cidade. Vivemos um momento em que informação é muito rápida e que as pessoas precisam da internet para entretenimento, para estudar, para trabalhar, para tudo. Além dos pontos que a Prefeitura está disponibilizando, em breve vamos receber as antenas do programa Internet para Todos, o que vai aumentar ainda mais a cobertura de sinal de internet gratuito em Biguaçu”, comenta o prefeito Ramon Wollinger.

Internet para Todos

O programa Internet para Todos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) foi lançado em 12 de março em Brasília. O prefeito Ramon e o secretário de Administração, Daniel César da Luz, participaram da solenidade de lançamento do programa que vai levar internet banda larga para aproximadamente 40 mil cidades que se cadastraram para o primeiro lote.

Segundo o MCTIC, os municípios receberão as antenas a partir de maio e a previsão é que sejam feitas 200 instalações por dia. Em Biguaçu, o primeiro lote contemplará as regiões de Areias de Cima, Estiva do Inferninho, Limeira, Praia de Baixo, Alto Biguaçu (Rússia), Santa Catarina e São Marcos.

Via: Portal da Ilha