Rede Cidade Digital, O que é Cidade Digital? Como funciona uma Cidade Digital? Como implementar Cidades Digitais? Lista das Cidades Digitais, Mapa das Cidades Digitais, Benefícios de uma Cidade Digital, Programa de Cidades Digitais do Governo Federal

Rede Cidade Digital - Inclusão: praça do bairro mais populoso de Bonito terá sinal gratuito de internet a partir de sábado
Inclusão: praça do bairro mais populoso de Bonito terá sinal gratuito de internet a partir de sábado

27/04/2018 14:26h

Inclusão: praça do bairro mais populoso de Bonito terá sinal gratuito de internet a partir de sábado

A inclusão digital prevê a democratização do acesso às tecnologias da Informação, garantindo a inserção de todos na sociedade da informação

A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul tem dado importantes passos em direção a inclusão digital, disponibilizando sinal gratuito de internet em pontos estratégicos do município. Em dezembro do ano passado, a Praça da Liberdade e a Feira do Produtor foram contempladas com o serviço e neste sábado (29) a Praça do Jardim Marambaia, bairro mais populoso de Bonito, vai receber o sinal gratuito, através de uma parceria entre a Prefeitura e iniciativa privada.

O prefeito Odilson Soares destacou, durante o lançamento do serviço na Feira do Produtor, que a internet gratuita é uma importante ferramenta de inclusão, que vai proporcionar, não apenas maior conforto a moradores e visitantes, como também, qualidade de vida aos bairros beneficiados pelo serviço. “Hoje em dia estamos todos conectados. Tudo acontece na internet e quem não tem acesso a ela acaba excluído. Na era da digitalização, não podemos permitir que nossos jovens fiquem de ‘fora do mundo’ porque não tem acesso internet”, afirmou.

Também na mesma data, será reinaugurada a Feira do Produtor do bairro, que faz parte do processo de revitalização da Praça da Marambaia. A partir das 18 horas serão realizadas várias atividades no local, com apresentações artísticas e culturais e participação da Banda Sinfônica de Bonito.

Internet Para Todos

No inicio do mês passado o prefeito Odilson Soares também assinou a adesão do programa Internet Para Todos, do Governo Federal, que vai garantir internet gratuita ao Balneário Municipal de Bonito, ao distrito Águas do Miranda e ao assentamento Guaicurus. A previsão é de que a instalação dos equipamentos tenha início ainda neste semestre.

O programa oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga (por via terrestre e satélite), com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro. Ele é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação. Atualmente programa conta com cerca de 5500 pontos espalhados pelo país.

De acordo com o prefeito, outros pontos poderão ser instalados mediante solicitação da prefeitura ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), responsável pelo projeto.

Via: Portal da Educativa